sábado, 20 de abril de 2013

Santa Rosa vive a 7ª Festa das Etnias

Abertura oficial ocorreu ontem 
com homenagem aos descendentes das etnias

Abertura do evento ocorreu ontem à noite no pavilhão 12
do Parque de Exposições de Santa Rosa.

Cultura e tradição na 7ª Festa das Etnias em Santa Rosa. A abertura oficial ocorreu na noite de sexta-feira, 19 de abril, no Parque Municipal de Exposições. A Festa, que é uma promoção da 20ª Fenasoja, celebra a diversidade étnica de Santa Rosa e região em um três dias de integração de culturas e gastronomia.

A abertura oficial do evento foi marcada pela entrada das bandeiras das etnias africana, árabe, alemã, italiana, polonesa, russa, sueca e boliviana. O presidente da Festa, José Albino Rohr destacou a importância do evento, “Somos todos irmãos e essa é uma festa para reverenciar a memória e cultuar a tradição dos nossos antepassados que colonizaram essa terra. Esse é um legado de culturas que precisa ser cultivado e repassado de geração em geração”, aponta.

A solenidade de abertura também contou com homenagens aos descendentes das etnias organizadas de Santa Rosa. Maria Inês Alves Bauken pela etnia africana, Teo Schoosler pela alemã, Laila Okdi Hamoui pela árabe, Karina Kucharski pela árabe-palestina, Anacleto Luis Geovelli pela italiana, Ângela Ostapiuk pela polonesa e Maria Novosad pela etnia Russa. O coordenador geral da 20ª Fenasoja, Cléo Rockenbach, também foi homenageado durante a noite.

A presidente da 20ª Fenasoja, Ângela de Faria Maraschin salientou a parceria entre os eventos: “Buscamos sempre através da Festa das Etnias e da Fenasoja cultivar a cultura desses povos que acreditaram nessa terra. A praça das nações é um exemplo disso. O espaço representa o espírito de integração de toda a comunidade”, ressalta. A noite ainda contou com a apresentação da Escola e Cia de Dança GEMP de Crissiumal.

A 7ª Festa das Etnias ocorre no pavilhão 12 ao longo do final de semana. No sábado, à noite, será servido o jantar típico das Etnias Afro, Alemã, Árabe, Italiana, Polonesa e Russa e apresentações do grupo de danças alemãs ‘Immer Lustig’ de Santa Rosa, grupo de danças folclóricas russas ‘Troyka’ de Campina das Missões e, ainda, o grupo musical ‘Gente da Noite’ da Etnia Afro de Santa Rosa. No domingo, além do almoço típico das etnias, também ocorre a apresentação do grupo de danças árabes, grupo ‘Piast’ da Sociedade de Cultura Polonesa Karol Wojtyla de Ijuí, grupo de capoeira ‘Capoerê’ de Santa Rosa e grupo musical ‘Primo Canto’ da Etnia Italiana de Três de Maio. O encerramento do evento ocorre com a caminhada pela Paz pelas ruas do interior do parque, às 14h30.


Um comentário:

Joaquim Paulo Rego Barros disse...

Santa Rosa Cidade gaúcha "Berço da Soja". Sempre foi bastante Interessante vivenciar de perto toda essa imensa diversidade étnica ocorrida aqui na região Noroeste do Estado sulino que optamos por viver já há doze anos!

PARABÉNS POR TÃO BELO EVENTO !

Joaquim Paulo do Rego Barros
Vice-Presidente da ATMES