quinta-feira, 18 de abril de 2013

Programa TranSul inicia suas atividades de formação cultural no interior do RS


A região centro-oeste do estado recebe nos meses de abril e maio as ações do Programa TranSul, que promove processos de formação e qualificação de produtores culturais e cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul. 

As ações do programa buscam aproximar produtores para o diálogo em rede com intuito de consolidar rotas de circulação de projetos artísticos por meio da transferência de tecnologias sociais geradas pela Rede de Cultura Fora do Eixo. As ações abrangem as cidades de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Caçapava do Sul e Rio Pardo. O intuito é fomentar a cultura de rede, pautada pela cooperação, colaboração e solidariedade, através do compartilhamento dos conteúdos gerados pela inteligência coletiva que impulsiona este trabalho.

A proposta é trabalhar o laboratório de realização de Turnê, onde as cidades receberão 01 banda gaúcha que circulará pelos eventos organizados em cada cidade no período de 16 a 18 de maio. O processo garante um ambiente cognitivo de aprendizado através da vivência prática, permitindo o intercâmbio destas realidades culturais. As inscrições de bandas para participar da Turnê Fora do Eixo estão sendo feitas através do apoio da plataforma Toque no Brasil e estão com inscrições abertas até 21 de abril através do endereço: http://tnb.art.br/oportunidades/turne-transul/.

O projeto tem início com a realização de uma Coluna, que consiste em uma missão de circulação que leva consultores do Fora do Eixo para dar suporte aos coletivos/produtoras locais nas cidades contempladas por este programa. Os encontros presenciais permitem o georreferenciamento, articulação e nivelamento de conhecimentos que dão suporte na produção dos eventos que receberão a turnê. O corpo docente da coluna é formado por gestores das equipes das frentes de Música e Mídia do campus Sul da Universidade Livre Fora do Eixo.

A programação conta também com um Observatório de Sustentabilidade, que consiste em um programa transmitido online que tem como proposta apresentar tecnologias de sustentabilidade da rede, buscando nivelamento conceitual e promovendo a troca de idéias. A atividade conta com convidados e a interação ocorre por meio de chats e redes sociais. Serão abordados temas como sistematização, captação de recursos e de redução de impacto dos eventos no meio ambiente.

Para acompanhar as movimentações do projeto siga a página www.facebook.com/ProgramaTransul

A iniciativa foi agraciada com o Prêmio Empreendendor Cultural, iniciativa da Cida Planejamento Cultural que tem patrocínio da AES Sul e financiamento através do Pró-Cultura RS e Governo do Estado.


+infos:

Casa Fora do Eixo Santa Maria

E-mail: contatosantamaria@foradoeixo.org.br

Tel.: (55) 3027-3779 / (55) 9702-3489



Nenhum comentário: