terça-feira, 19 de março de 2013

Porto Alegre sediará encontro nacional de conselhos e seminário sobre participação popular

Porto Alegre sediará, dia 3 de abril, no Palácio Piratini, o 2º Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. O objetivo do evento é “trocar experiências sobre o papel dos conselhos na formulação de estratégias de desenvolvimento nas diferentes localidades e debater a participação social nas gestões governamentais”.

Cerca de 70 colegiados no formato de Conselhos Econômicos e Sociais já estão em funcionamento no mundo. No Brasil, existem 16 – um nacional, oito estaduais e sete municipais. Uma das metas do encontro em Porto Alegre será constituir uma rede nacional entre esses Conselhos, conforme encaminhado na primeira edição do evento, realizada em novembro de 2012, em Salvador.

No encontro de Salvador foi formulada a Carta da Bahia, que propôs aos demais entes federados a criação de instâncias semelhantes em suas estruturas governamentais. Além disso, recomendou às capitais brasileiras que sediarão jogos da Copa 2014 a criação de colegiados para acompanhar os investimentos públicos e o legado que será deixado às comunidades.

O 2º Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social antecede o 3º Seminário Internacional do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã – Mais Participação, Mais Democracia, que ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de abril, com abertura e palestras no Clube do Comércio, em Porto Alegre, seguidas de Encontros Temáticos em vários auditórios da cidade. 



fonte: RS Urgente


Nenhum comentário: