sábado, 16 de março de 2013

O assédio é imoral

De acordo com o MPT, estudos apontam um índice significativo de trabalhadores que sofreram assédio moral. Desses, no mínimo 50% desenvolveram depressão.


Será lançada neste sábado, 16, a campanha de conscientização para o combate ao assédio moral, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Maria. Outdoors e anúncios serão veiculados em jornais locais. A iniciativa faz parte do projeto nacional ‘O Assédio é Imoral’, encabeçado pela Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, que tem a procuradora do Trabalho Bruna Iensen Desconzi como vice-coordenadora regional.

A campanha foi desenvolvida a partir de pagamento de multa por descumprimento de cláusulas de termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado por empresa da região Central do Estado. Os valores foram aplicados no pagamento da empresa de design estratégico e planejamento criativo Yellowbean, responsável pela criação e veiculação dos outdoors e anúncios nos jornais. De acordo com o MPT, estudos apontam um índice significativo de trabalhadores que sofreram assédio moral. Desses, no mínimo 50% desenvolveram depressão. "Esta é a intenção da campanha, chocar com as imagens, a fim de que as pessoas denunciem e busquem seus direitos", afirma Bruna.

O assédio moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, que acontecem de forma repetitiva e em razão do trabalho. O delito é praticado pela chefia ou por colegas de trabalho, que geralmente inferiorizam a vítima, forçando-a a desistir do emprego.

fonte: coletiva.net



Nenhum comentário: