quinta-feira, 7 de março de 2013

Juarez Fonseca é o novo colunista de Zero Hora

Jornalista e crítico musical estreia coluna mensal no caderno Cultura neste sábado (9)

O caderno Cultura de Zero Hora estreia, neste sábado (9), a coluna mensal Paralelo 30, assinada pelo jornalista e crítico de música JuarezFonseca. Os textos serão dedicados à produção artística, com ênfase na música popular e no que de mais interessante é produzido em âmbito local.

– Quero falar de música, de discos e projetos que merecem ser ouvidos mas que, por alguma circunstância, acabam não recebendo a atenção devida das pessoas – adianta o jornalista.

Entre os assuntos que o crítico pretende abordar estão os lançamentos recentes no Rio Grande do Sul, histórias que envolvem personalidades fundamentais da cultura brasileira no século 20 e curiosidades sobre cenários musicais.

Saiba mais sobre o jornalista

Juarez Fonseca, 66 anos, nasceu em Canguçu, trabalhou em Zero Hora, ininterruptamente, de 1973 a 1996. Antes disso, teve três outras rápidas passagens pelo jornal. Depois, a partir do final da década de 1990, colaborou com veículos diversos, além de ser o editor de cultura do Jornal da Universidade (da UFRGS). Entre livros, discos e outros projetos com os quais se envolveu, destaque para a biografia Gildo de Freitas (Coleção Esses Gaúchos, editora Tchê/RBS, 1985), a coletânea de histórias Ora Bolas – O Humor Cotidiano de Mario Quintana (Artes e Ofícios/L&PM, 1994-2006), os álbuns Paralelo 30 (histórico panorama da música gaúcha em 1978), Barbosa Lessa: 50 Anos de Música (2002) e a reedição, ampliada e em CD, do clássico LP de Carlinhos Hartlieb Risco no Céu (1994-2004).



Crédito: Andréa Graiz/ Agência RBS.


Um comentário:

Ana lima disse...

Finalmente teremos de volta a voz da musica do sul! Uma lástima que a coluna não seja semanal, uma vez que não falta talento ao que escreve e sobram talentos para serem mencionados. Bom retorno!!!
Ana Lima, de São Leopoldo