terça-feira, 5 de março de 2013

Esther Bianco inaugura nova exposição dia 12 de março

A mostra composta por dez pinturas em acrílico tem como inspiração as redes e suas tramas

No próximo dia 12 a artista visual Esther Bianco inaugura sua nova exposição, resultado de três anos de trabalho constante em torno do imaginário poético suscitado por uma mesma matriz geradora: as noções de rede e suas tramas. A mostra estará no Paço Municipal, na Sala da Fonte, na Prefeitura de Porto Alegre, onde permanece até dia 12 de abril. O evento de abertura será realizado dia 12 de março, às 19h.

O conjunto de 10 pinturas em acrílico é inspirado nas cidades, mapas, na comunicação, nas relações sociais, nas árvores genealógicas, galáxias e ecossistemas, objetos de grande interesse. Deste ponto de vista, o mundo todo pode ser pensado como trama de uma rede infinita que atravessa o tempo e o universo, trama da qual somos parte e da qual dependemos.

O processo de pintura toma o ponto como origem de tudo ao qual se justapõe uma infinidade de outros pontos em qualquer direção, formando linhas. As linhas e suas cores deixam marcas de acordo com as histórias e intensidades que carregam. Estas linhas se agrupam em paralelas, em arranjos ortogonais ou oblíquos que se interceptam, fazendo surgir os planos, as manchas, as redes e as tramas que se estendem rumo ao infinito. Construídas a partir de numerosas sobreposições as imagens apresentam faces e interfaces que se conjugam, em uma pluralidade de pontos de vistas. Este processo de constituição produz universos abertos ao imaginário.

Graduada e Licenciada pelo Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul(1961) com formação em gravura pelo Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre,Esther Bianco é gravadora e pintora, com exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, possuindo obras em acervos públicos e privados. Sua obra vem refletindo sua atuação no panorama de mobilização social e cultural no RS, destacando sua participação na criação do Núcleo de Gravura RS, bem como a revitalização da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Esteve presente em importantes salões internacionais de arte contemporânea da França, Suécia, Canadá, Alemanha, Egito e de países da América do Sul.

Entre suas exposições individuais destacam-se a mostra no Centro Cultural dos Correios no Rio de Janeiro em 2010, O Azul de Quintana na CCMQ em 2006 e itinerantes da mesma no interior do Estado, Museu Leopoldo Gotuzzo em Pelotas e Galeria Caixa Econômica Federal Porto Alegre, ambas em 1990. Vive e trabalha em Porto Alegre RS.


Serviço:

Esther Bianco

Abertura dia 12 de março, 19h

De 12 de março a 12 de abril

Visitação das 9h às 12h e das 14h às 18h

Sala da Fonte – Paço Municipal

Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Praça Montevidéu, 10 – Centro

Entrada franca



Nenhum comentário: