terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sul tem 15 municípios no Cidades Digitais

O Ministério das Comunicações divulgou a lista das 80 cidades que serão beneficiadas com o projeto piloto do Programa Cidades Digitais. Entre elas, estão 15 municípios da região Sul.

As do Rio Grande do Sul são Candelária, Jari, Não-Me-Toque, Nova Bassano, Santo Ângelo e São Miguel das Missões. A única cidade de Santa Catarina é Joaçaba. O Paraná teve oito anunciadas: Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Ibiporã, Palmas, Quatro Barras, Santa Cecília do Pavão, São Miguel do Iguaçu e Toledo.

Por meio da iniciativa, o governo federal pretende melhorar a gestão e os serviços das cidades, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga.

Dentre os critérios para escolher as cidades está o de ter até 50 mil habitantes e estar distante até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones). Também é necessários que as prefeituras estejam dispostas a oferecer equipes para treinamento nas operações da rede.

O objetivo do projeto é modernizar a gestão municipal, oferecer acesso da população a serviços de governo eletrônico e incentivar o desenvolvimento local.

Conforme a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto, neste primeiro momento a cidade terá instalado um anel de fibra ótica ligando pelo menos quatro pontos destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e o ponto de acesso ao público.

Até julho os editais para contratação das empresas integradoras regionais estará concluído. As vencedoras terão a responsabilidade de entregar pronto o anel de fibra ótica já instalado nas cidades. Após três anos, a manutenção ficará a cargo das prefeituras.

A região com mais municípios beneficiados é a Nordeste (36). Na região Norte serão 13 cidades e nas regiões Sudeste e Sul serão 15 em cada. A Região Centro-Oeste foi contemplada com apenas uma localidade beneficiada.

INSCRIÇÕES
Com o reforço de R$ 100 milhões para o programa, o MiniCom abriu uma nova chamada de municípios interessados em participar do projeto.

A partir desta segunda-feira, 04, é possível inscrever outras cidades no site. O aporte extra ocorre em função da inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

fonte: Baguete


Nenhum comentário: