quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

'Livros Falados' do Cairu estão na final

Projeto de criação de audiobooks do curso técnico em publicidade do Cairu é premiado nacionalmente

Entre mais de 1.780 participantes do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, foram escolhidos 64 projetos que participarão do Seminário Nacional sobre Tecnologias Sociais na Educação, em Brasília, no próximo mês de fevereiro. 

Na nominata dos classificados, destaca-se em 1º lugar do sul do país, na categoria “Institutos Federais e Escolas Técnicas Públicas” a professora orientadora do projeto “Audiobooks”, Maritê de Oliveira, de Santa Rosa. 

O projeto desenvolvido por estudantes do curso técnico em publicidade, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, teve como proposta contribuir para a acessibilidade à informação a alunos cegos matriculados em escolas públicas. Diante do pouco acervo em braile disponível em bibliotecas e a partir da matrícula de um aluno cego no Instituto Estadual Visconde de Cairu, surgiu a necessidade de proporcionar maior acessibilidade à alfabetização e à dignidade. A partir dos recursos disponíveis na escola – desde estudantes em capacitação até aparato técnico – foram produzidos “livros falados”, conhecidos como “audiobooks”. A proposta é que sejam atendidas demandas de outras escolas públicas, que necessitarem de apoio para o atendimento a alunos cegos.

No evento que será realizado na capital federal, com a participação dos 64 finalistas, serão divulgados os nomes dos seis vencedores, que viajam à Tunísia, em março, para participar do Fórum Social Mundial.

No ano de 2012, o curso técnico em publicidade do Cairu já havia sido premiado no eixo tecnológico do qual participou na Mostra de Escolas de Educação Profissional. Da mesma forma, o projeto “Acessibilidade Arquitetônica e de Informação para estudantes com deficiência física do curso técnico em Publicidade”, desenvolvido por alunos do curso técnico em Comunicação foi premiado em nível regional e estadual, além de ser classificado para Mostra Internacional.



Nenhum comentário: