quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Apos pesquisa, presidente Mujica recua em liberacao de maconha


O presidente do Uruguai José Mujica anunciou nesta quarta-feira (19) que pedirá aos legisladores para não continuarem analisando o projeto de lei sobre a regularização da maconha, apoiado pelo presidente em junho deste ano. Mujica afirmou que considera que a sociedade “ainda não está madura o suficiente para dar esse passo” e que não pretende impor a legalização usando a maioria de seu partido, Frente Ampla, na Câmara.

“Não votarei uma lei só porque tenho maioria no Parlamento. A maioria tem que estar nas ruas”, afirmou o presidente. “As pessoas precisam entender que, ao prendermos pessoas (pelo tráfico de drogas), a única coisa que estamos fazendo é fornecer um mercado ao narcotráfico”.

A declaração de Mujica ocorre após a divulgação de uma pesquisa de opinião, nesta segunda-feira (17), que revelou que a liberação da maconha tem pouco respaldo na sociedade uruguaia. Segundo a pesquisa, 64% dos uruguaios não estão de acordo com a proposta do governo de regular o cultivo e o consumo da cannabis.

A pesquisa também revelou que os legisladores dos três partidos mais importantes do Uruguai também têm receios quanto ao projeto. Dentre os membros do partido de Mujica, 53% são contra a regularização. Entre os membros do Partido Nacional, 83% se opõe, juntamente com 82% dos votantes do Partido Colorado.

A pesquisa mostrou que o projeto de lei encontra menos resistência entre os setores mais educados da população, onde a porcentagem de cidadãos contrários é de 58%, e sobretudo entre a parcela mais jovem da população

, dos 16 aos 29 anos, dos quais 53% se opõe ao projeto.

Com informações da LaRed21
Via Sul21

Nenhum comentário: