sábado, 3 de novembro de 2012

Marcelo Fruet & Os Cozinheiros divulgam trabalho inedito

Depois da turnê no Japão, é a vez da Capital 
conferir “AIÓN” em show gratuito

Foto: Christian Jung
O Teatro de Câmara Túlio Piva recebe no dia 20 de novembro, às 2030min, Marcelo Fruet & Os Cozinheiros para o lançamento do disco “AIÓN”. O evento, com entrada franca, é financiado pelo Fumproarte e pelos próprios artistas. Interessados poderão adquirir o disco físico no dia do show ou entrando em contato direto com a banda pelo email cozinheiros@gmail.com. O disco virtual pode ser encontrado na Itunes Store e Amazon.com, a partir da data de lançamento.

A expressão “AIÓN”, oriunda da Grécia antiga, é usada para se referir a um tempo diferente do cronológico, que não pode ser medido pela quantidade, mas pela qualidade. O design gráfico do álbum criado pelo designer Índio San, por outro lado, tem inspiração na física, misturando linhas de reflexão com o “olhar do observador” - representação gráfica de um olho-, geralmente usada para descrever o posicionamento do sujeito que enxerga uma determinada imagem de um objeto. É dessa forma que Marcelo Fruet apresenta os dois eixos centrais que movem seu trabalho musical: tempo e ilusão. Não por acaso, o disco foi lançado primeiro no Japão, onde o tempo começa antes, no dia de amanhã, em relação ao Brasil. Contrariando a lógica, o disco “AIÓN” nasceu no futuro e de cabeça para baixo, devido à diferença de fuso-horário e localização geográfica de meridianos opostos dos dois países no globo terrestre.

Com a tarefa de transferir os conceitos que envolvem o álbum para o palco, foram chamados o artista plástico Túlio Pinto para compor o cenário e o diretor de fotografiaEduardo Rosa “Baiano” – da Baxada Nacional - para pirotecnias e registro audiovisual do evento. Completando o time, entram em campo o técnico de som André Freitas e o iluminador Maurício Rosa, antigos aliados e conhecedores do trabalho da banda. Para a estreia do dia 20 de novembro, Os Cozinheiros prepararam um prato musicalmente fiel ao CD, com diversas participações especiais: Ale Ravanello (harmônica), Ângelo Primon(Sitar), Ayres Potthoff (flauta transversa), João Selhane (cavaquinho) e Bruno Coelho(Percussão) e outros músicos da cena local. O repertório baseia-se nas quatorze faixas do CD e inclui os singles da banda “Sabia Que” e “Song for Tom”, uma versão para “Mal Secreto”, de Jards Macalé e Waly Salomão, outra para o tema “Yatra ta”, de Tânia Maria. De acordo com o grupo, o espetáculo promete uma experiência audiovisual dinâmica, contendo uma diversidade de climas, forças e sensações interessantes.

A banda, formada por Marcelo Fruet (voz), Nicola Spolidoro (guitarra), Leonardo “Brawl” (baixo), André Lucciano (bateria) e Lúcio Chachamovich (violões), já tocou em diversos festivais, incluindo o SXSW (Austin, TX, EUA), o Kansai Music Conference (Osaka, Japão) e o Brasil Rural Contemporâneo. Recentemente, Fruet - que já recebeu quatro Prêmios Açorianos de Música e um troféu de Melhor Música Original no Festival de Gramado. Para saber mais sobre Marcelo Fruet & Os Cozinheiros, acesse

Nenhum comentário: