quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cartunista de Girua participa do Cartucho

Giruaense leva o nome do município para o cenário do humor

Papel e lápis nas mãos e muita criatividade, aos poucos as linhas vão tomando formas e transformando-se em verdadeiras obras de arte em grandes painéis brancos ao meio ao público que atento observa cada traço. Esta é a maneira mais coesa para descrever o Cartucho – Encontro dos Cartunistas Gaúchos, que acontece anualmente no coração do Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria.

Joel Almeida participa do maior evento de desenhista do sul do país. Nos três dias de evento neste final de semana, 23, 24 e 25/11, a cidade de Santa Maria torna-se o cenário do humor gaúcho, recebendo desenhista de humor de várias cidades do Estado e desenhista de várias gerações.

O evento hoje chega a sua 9º edição, e a cada ano vem adquirindo notoriedade e proporção, graças ao idealizador do projeto, Máucio, Coordenador do Curso de Desenho Industrial da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, que consolidou o evento junto com Chilli Produções, que hoje auxilia na realização do projeto.

Cada ano é feita uma homenagem para um cartunista, já passaram na lista de homenageados, nomes renomados como o de Fernando Veríssimo, e nesta edição o homenageado da vez é Renato Canini, cartunista responsável pelo Zé Carioca (Disney) durante 30 anos, gaúcho de 76 anos que depois da aposentadoria escolheu Pelotas para viver. 


Cartunista Joel Almeida, de Giruá.
Joel Almeida (foto ao lado) representa Giruá e a região desde 2010, quando recebeu o convite do organizador do evento. O cartunista tem todos os gastos custeados pelo projeto durante os três dias de evento, integra-se a lista de cartunista “convidado especial”. Após sua primeira participação em 2010, passou também a fazer parte da Grafar – Grafistas Associados do Rio Grande do Sul, que tem como sede principal Porto Alegre. A Grafar foi criada na década de 1980 no estado do Rio Grande do Sul, cuja história funde-se com a própria história do grafismo no estado e, dessa forma, com a própria história brasileira nessa área.

Para conhecer mais do trabalho do desenhista e ficar por dentro dos acontecimentos do evento acesse: 


Nenhum comentário: