quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Advogada e professora negra que residiu em Tres de Maio recebe Comenda Luiza Mahin em Santa Maria


A santa-rosense Deborá Cristina Thomaz Evangelista (foto), recebe hoje (14) a Comenda Luiza Mahin honraria conferida pelo Museu 13 de Maio de Santa Maria (entidade conhecida internacionalmente pela atuação junto ao movimento negro brasileiro) a personalidades negras de destaque pelo trabalho desenvolvido em prol do movimento negro e da melhoria das condições de vida dos afro-descendentes. 

Natural de Santa Rosa, filha de Pedro Jorge Thomaz e Teresa da Silva Thomaz, ambos funcionários público estaduais aposentados, oriunda de família negra tradicional de Santa Rosa, atualmente reside em Santa Maria. 

 Deborá é formada na 1ª Turma do Curso de Direito da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Mestre em Direito, Cidadania e Desenvolvimento, Advogada atuante e Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria,  desde 2010. Casada com Doutor em Engenharia da Produção, Mario Luiz Santos Evangelista, que atuou durante muito tempo na Cotrimaio e Setrem, hoje é Professor da UFSM, com quem tem três filhos. Atuante no movimento negro e orgulhosa de sua origem africana, reconhece as dificuldades e mazelas enfrentadas pelo povo negro ao longo da história, mas acreditando na superação das dificuldades através do respeito às diferenças e da valorização do ser humano para uma sociedade mais justa e igualitária. Com este pensamento participou ativamente da Etnia Africana de Santa Rosa para a realização a I Semana Afro-brasileira de Santa Rosa e para a construção da Casa da Etnia no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Nenhum comentário: