quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Biotechnos na Expocatadores em SP


EXPOCATADORES debate legado dos grandes eventos
"Sustentabilidade e Gestão de Resíduos nas Cidades Sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil" foi um dos grandes temas debatidos na EXPOCATADORES 2012

A mesa composta pelo Diretor do Instituto Ethos, Felipe Saboya e pelo Coordenador do Projeto Bioplanet, Vinícius Puhl, abordou a transparência nos investimentos, a legislação, iniciativa de promoção do Brasil e inclusão produtiva dos catadores.

O Instituto Ethos apresentou o projeto Jogos Limpos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 que por meio de ações coletivas, monitoramento e controle social almeja aumentar o nível de transparência e de controle social dos gastos públicos, bem como o nível de integridade nas relações entre os governos e o setor privado. 


A Biotechnos apresentou a iniciativa BIOPLANET, que integra o Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo FIFA de 2014 e tem o Movimento Nacional dos Catadores como um dos parceiros. Uma iniciativa de sustentabilidade que já iniciou a produção e uso de 25 milhões de litros de biodiesel exclusivamente a partir de óleos e gorduras residuais, com a inclusão produtiva de 10 mil catadores de materiais recicláveis.

A terceira edição da “Expocatadores” ocorre até 30 de novembro, no pavilhão amarelo da ExpoCenter Norte em São Paulo. O evento reúne especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva.


A Expocatadores

É um evento de negócios, troca de experiências, disseminação de conhecimentos e tecnologias para a gestão eficiente dos resíduos sólidos.
De tudo o que é descartado diariamente, 80% poderia ser reciclado ou reutilizado das mais diversas formas.
Reciclamos menos de 10 % do lixo urbano, contra 40% que é reciclado na Europa e nos Estados Unidos.
Expo Catadores 2012 é oportunidade de negócios no Brasil e no exterior:
Estarão presentes representantes da indústria da reciclagem do Brasil, da América Latina e Caribe, Ásia e Europa.
É um bom negócio para o governo.
No Brasil gasta-se R$ 12,8 milhões por dia com a coleta e destinação do lixo.
É um bom negócio para a cidade.
O catador tira os resíduos das ruas, reduzindo o volume dos lixões e aumentando a vida útil dos aterros.
É um bom negócio para a sociedade.
O catador chama a atenção do cidadão para o lixo que não é lixo, educando para o consumo consciente.


Nenhum comentário: