sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prefeitos da regiao buscam agilidade na liberacao de recursos

Prefeitos reúnem-se com a Defesa Civil

“A demora é angustiante, pois o atingido busca cada dia pela solução do seu problema.”


Na tarde da última terça-feira, 23, ocorreu reunião da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, com prefeitos e coordenadores municipais da Defesa Civil, na sede da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa.

Na oportunidade,  Tenente Aderval Martinelli, Chefe da 7ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil de São Luiz Gonzaga, tomou ciência da insatisfação oriunda dos municípios atingidos por intempéries. Prefeitos e coordenadores da defesa civil manifestaram contrariedade pelo atraso nos repasses de recursos e materiais para contemporizar a situação dos atingidos. 


Martinelli se manifestou, destacando que a região passa por variações climáticas incomuns. "Depois da estiagem agora sofremos com temporais de granizos e ventos fortes". Afirmou, ainda,  que a sua equipe vem trabalhando para atender os municípios e que esta semana deve chegar mais um lote de telhas para  suprir necessidades dos municípios. No entanto, chamou atenção para a utilização dos recursos da defesa civil. Ressaltou que o seu uso deve ser exclusivo para o atendimento humanitário, vetado o uso para galpões ou abrigo para animais.

Em relação a morosidade no atendimento, o coordenador regional sugere que haja alterações na legislação que permitam mais celeridade, além de escolhas de coordenadores municipais comprometidos com a comunidade e a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil, para àqueles municípios que ainda não o instituíram.
O prefeito Jorge Gilberto Klöckner - presidente da entidade e prefeito de Boa Vista do Buricá - mobiliza os prefeitos para que participem da reunião da FAMURS dia 29 de novembro e, principalmente, da marcha a Brasília que ocorrerá dia 13 de novembro. A ideia é pressionar o governo federal para a liberação de repasse extra que compensem a redução de recursos destinados ao Fundo de Participação dos Municípios. As prefeituras da região enfrentam sérias dificuldades para o fechamento financeiro e contábil.

[Com informações da Secretaria Executiva da AMGSR]

Nenhum comentário: