terça-feira, 23 de outubro de 2012

Arquitetura verde e os beneficios para o bolso, para a saude e para o planeta


Arquitetura Verde: benefícios para o bolso, pra saúde e para o planeta

por Andressa Turra Bonapaz*

Quem não gostaria de ter uma casa saudável, clara, com temperatura confortável e que gaste menos água e energia?
Na edição do mês de agosto, falamos sobre os resíduos da Construção Civil e o seu impacto no meio ambiente,  citamos que a Arquitetura Verde, seria um dos itens que tende a diminuir a quantidade de recursos naturais utilizados em obras além de reduzir a quantidade de resíduos gerados, mas na verdade é muito mais do que isso:
Arquitetura Verde é uma tendência em todo o mundo, pois ser sustentável é mais que uma obrigação, deve se tornar um hábito. Mas do que se trata? “Construir, reformar, decorar empregando produtos que possuem características básicas de sustentabilidade, salubridade – que não faz mal a saúde – durabilidade, qualidade, responsabilidade social e ambiental”.
É caro? Não custa caro desde que integrada na fase inicial do projeto, e depende da tecnologia empregada, em média um edifício verde custa 5% mais caro que um edifício convencional, mas em curto prazo é capaz de gerar 30% de economia em recursos durante a sua ocupação.
São muitas as soluções criadas para racionalizar os custos: janelas maiores para garantir maior iluminação, painéis solares, telhados utilizados para jardinagem e aumento das áreas verdes, hortas verticais (em muros e paredes), ventilação natural, iluminação artificial, estruturas que reutilizam águas da chuva, pisos que facilitam a drenagem das águas.
Muitas destas tendências parecem longe da nossa realidade, ou para quem já construiu. No entanto, existem opções muito simples para quem deseja ajeitar a casa.

- Utilizar lâmpadas florescentes que são mais econômicas e com sensores de presença;
- Implantar claraboias para utilizar a luz do dia;
- Armazenar água da chuva em local tampado;
- Utilizar materiais  e móveis reciclados;
- Utilizar tintas claras;
- Priorizar madeira de reflorestamento;
- Luminárias de LED;
- Torneiras e válvulas com sensor de presença;
- Válvulas de Fluxo Duplo para sanitários;


Enfim, há uma série de materiais e tecnologias sustentáveis que podem ser sugeridas/projetadas por Arquiteto ou Eng. Civil, lembrando que para o imóvel ser sustentável ele deve ser ecologicamente correto, viável e culturalmente aceito. Não obstante, um imóvel verde, tem como principais benefícios à preservação do meio ambiente, maior valorização imobiliária, proporciona qualidade de vida aos moradores e economia financeira.

*Andressa Turra Bonapaz é Bacharel em Sistemas de Informação, Tecnóloga em Gestão Ambiental e sócia da empresa Geolac.

<> Fale com a colunista: andressa@geolac.com.br  

Nenhum comentário: