segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SETREM oferece capacitacao em Libras para Ouvintes

Curso busca debater questões relacionadas à língua e a cultura dos surdos


As diferentes relações que se constituíram socialmente envolvendo pessoas surdas e ouvintes têm provocado debates infindáveis, em geral buscando defesas de métodos, linhas de atuação, legalidades, propostas educacionais, dentre outras. Todo esse movimento resulta em avanços consideráveis, embora, por vezes as propostas se colocam sob exigências que acabam por inibir ações que poderiam contribuir positivamente com o processo.

O curso de Libras para Ouvintes do Departamento de Extensão da SETREM visa resultados que possam ser alcançados de forma imediata, ou seja, “ensinar” LIBRAS esperando que a partir daí, ouvintes e surdos possam se comunicar melhor e conviver harmonicamente. Por outro lado, busca estimular os participantes a querer saber mais sobre a surdez e os/as surdos/as, de modo que possam encontrar caminhos para conhecer as especificidades do ser e estar surdo na sociedade, descobrir meios de conviver com as pessoas surdas sem medo, sem exigências prévias, sem condições estabelecidas, apenas com postura e atitude abertas a aprender, interagindo com as diferenças que os constitui.

Esse curso tem como objetivo trazer ao debate questões relacionadas à língua e a cultura dos surdos, reconhecendo e compreendendo os processos históricos, culturais, linguísticos, filosóficos, políticos e educacionais, numa perspectiva de produção de conhecimentos significativos, capazes de promover mudanças nas concepções, nas relações e nos investimentos para superação de preconceitos, além de colocar os ouvintes em contato com a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, usada pelas pessoas com surdez, através de estudos, práticas e interações com docente de LIBRAS e pessoas surdas.

Para tanto, a metodologia adotada é a de promover encontros, cujos participantes serão convidados a discutir, explicitar suas curiosidades, interesses, dúvidas, preocupações, situações problemas e intenções. A partir daí, se organizará um programa de estudos que possa responder as demandas do grupo. Esse grupo será constituído por profissionais da educação, estudantes de graduação, profissionais de áreas afins e pessoas que atuam em diferentes setores, sendo que o grupo estará aberto à inclusão de outros interessados.
O curso é realizado no Campus SETREM e possui duração de 40 horas/aula. 

O curso inicia no dia 15 de setembro e inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de setembro através do link docs.google.com/spreadsheet/viewform?pli=1&formkey=dE44ZDA5TmVIbVNMaUYzVF9jMzFzSHc6MQ#gid=0

Mais informações podem ser solicitadas junto ao Departamento de Extensão da SETREM, pelo telefone (55) 3535-4653 ou pelo e-mail extensao@setrem.com.br

Nenhum comentário: