segunda-feira, 2 de julho de 2012

Santo Angelo e Sao Miguel selecionadas no projeto Cidades Digitais

Governo Federal confirma Santo Ângelo e São Miguel como selecionadas para o Projeto Cidades Digitais

O Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira, 02, a lista das 80 cidades que serão beneficiadas com o projeto piloto do Programa Cidades Digitais. No Estado, estão incluídas Jari, Não-Me-Toque, Nova Bassano, Santo Ângelo e São Miguel das Missões.

O governo federal pretende melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público à banda larga.

— Queremos contribuir para que o país tenha gestões públicas cada vez mais transparentes. Essa é uma forma de evitarmos inclusive a corrupção. Ao mesmo tempo, ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde, acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas e pagamento do IPTU via internet. Além disso, dará maior publicidade às licitações feitas pelas prefeituras — justificou a secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto.

Para chegar às 80 cidades escolhidas, a partir de uma lista de 192 municípios, os critérios foram: municípios de até 50 mil habitantes e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet, disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede, e cidades com menor índice de desenvolvimento.

— Esses critérios visam a diminuir as diferenças de inclusão digital no país — disse a secretária.

Após três anos, a manutenção ficará a cargo das prefeituras.

A região com mais municípios beneficiados é a Nordeste (36). Na região Norte serão 13 cidades e nas regiões Sudeste e Sul serão 15 em cada. A Região Centro-Oeste foi contemplada com apenas uma localidade beneficiada: a Estrutural, uma das regiões administrativas mais pobres de Brasília. A lista das 80 cidades selecionadas no projeto piloto Cidades Digitais está disponível no site do Ministério das Comunicações.

Nenhum comentário: