sábado, 2 de junho de 2012

Cinema e democracia em Porto Alegre


Vinte produções irão disputar a mostra competitiva na primeira edição do Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. Com o objetivo de difundir peças audiovisuais relacionadas à democracia participativa e à cidadania, o evento reúne em sua programação filmes de curta e média-metragem e uma mostra paralela informativa. A expectativa é que, no período de 13 a 17 de junho, a Capital se transforme em um centro de discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.


A mostra competitiva apresentará produções nacionais, de Portugal, Bolívia, França e Itália. Os trabalhos contemplam seis eixos temáticos: cidadanias insurgentes e ação coletiva na prática cotidiana da democracia; processos eleitorais; revoluções; democracia e trabalho; o meio ambiente como campo de luta democrática; e memórias de lutas, grandes lutadores e heróis desconhecidos.


Também há produções que contemplam a vida de personagens reconhecidos por suas lutas, como a biofarmacêutica brasileira Maria da Penha Maia Fernandes, que empresta o nome à Lei Maria da Penha e tem sua batalha registrada em ‘Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional’, de Felipe Diniz (Brasil). O curta ‘Cidadão Caryuka’ também segue essa linha, mas falando sobre as ações do músico Marcelo Yuka, letrista e ativista cultural, fundador das bandas O Rappa e F.U.R.T.O.


O Democracine terá a programação dividida em dois espaços, a Sala P. F. Gastal, na Usina do Gasômetro, e o CineBancários, além de promover sessões descentralizadas em bairros de Porto Alegre. A programação é aberta ao público e tem entrada franca. A iniciativa é da Prefeitura de Porto Alegre e do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mais informações estão disponíveis no site www.democracine.com.br.

Nenhum comentário: