quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tres-maiense Volnei Garrafa sera ouvido na CPI que investiga o trafico de pessoas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas aprovou requerimento de convite ao professor de Bioética Volnei Garrafa, da Universidade de Brasília (UnB), para discutir comércio ilegal de órgãos, em reunião na próxima quarta-feira (30). No mesmo dia, os senadores também devem ouvir o jurista Hélio Bicudo.

A presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), informou que a audiência pública com Hélio Bicudo estava prevista para esta quarta-feira (23), mas foi adiada a pedido do jurista, que preside a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos.

Também foi aprovado requerimento para realização de diligência em Goiânia, quando será ouvida a presidente do Fórum de Travestis e Transexuais de Goiás e integrante do Fórum de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, Beth Fernandes. Foram acolhidos ainda requerimentos com pedidos de providências junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apuração de denúncias de tráfico de mulheres para a Namíbia.

Na reunião realizada nesta quarta-feira, Vanessa Grazziotin, a relatora da CPI, Lídice da Mata (PSB-BA), e o senador Paulo Davim (PV-RN) discutiram o calendário de trabalho da comissão.

fonte: Agência Senado

Da redação:

Volnei Garrafa nasceu em Três de Maio (RS), em 1946, graduou-se em Odontologia, em Porto Alegre. Fez mestrado (1969/1970) no Hospital do Câncer em São Paulo e doutorado na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), entre 1971 e 1974, na área de Câncer Bucal. Com apenas 29 anos, presidiu a Sociedade Brasileira de Estomatologia (doenças de boca), entre 1976 e 1978. Também presidiu o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. Foi para a Itália, em 1991, para desenvolver projeto de pós-doutorado em Saúde Pública.“Já estava preocupado com os novos acontecimentos científicos e tecnológicos e seu impacto em mudanças muito rápidas na vida humana”, revela. Quando chegou ao país europeu para trabalhar com um dos maiores sanitaristas do mundo, Giovanni Berlinguer, foi apresentado à Bioética. Ficou dois anos na Itália e lançou o livro O Mercado Humano, em parceria com Berlinguer e lançado no Brasil pela Editora Universidade de Brasília, que aborda o tema da compra e venda de órgãos. Quando voltou para a UnB, em 1993, começou a trabalhar na criação do Núcleo de Bioética e foi um dos fundadores, junto com outros colegas, da Sociedade Brasileira de Bioética. Presidiu o Congresso Mundial de Bioética, o maior já realizado no mundo, que reuniu 1,4 mil pessoas, de 62 países. Atualmente, além de coordenador do Núcleo de Bioética da UnB, é presidente do Conselho Diretor da Rede Latino-Americana de Bioética da Unesco e da Sociedade Brasileira de Bioética até 2005.


Volnei Garrafa é pós-doutorado em Bioética pela Universidade La Sapienza/Roma Itália; Presidente da Red-Latinoamericana e do Caribe de Bioética da Unesco (REDBIOÉTICA); da Secção Latino-Americana da Sociedade Internacional de Bioética (SIBI); da Sociedade Brasileira de Bioética (2001 a 2005) e do VI Congresso Mundial de Bioética (2002).
Coordena a Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília; o programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB e é editor-chefe da Revista Brasileira de Bioética da Sociedade Brasileira de Bioética.

Nenhum comentário: