segunda-feira, 21 de maio de 2012

Premio Camoes escolhe o brasileiro Dalton Trevisan como vencedor

Nesta segunda-feira (21/5), a 24ª edição do Prêmio Camões que premia escritores de língua portuguesa anunciou o brasileiro Dalton Trevisan como vencedor, informou o Estado de S. Paulo. 

O júri que escolhe o vencedor é formado por dois representantes do Brasil, dois de Portugal, um de Moçambique e um de Angola. Segundo Silviano Santiago, um dos jurados brasileiros deste ano, Trevisan foi o escolhido por causa de sua "dedicação ao fazer literário". 

"A escolha de Dalton Trevisan foi unânime. Houve uma discussão maravilhosa entre os membros do júri de cerca de duas horas e depois chegamos a essa decisão consensual. Primeiramente, pela contribuição extraordinária de Dalton Trevisan para a arte do conto, em particular para o enriquecimento de uma tradição que vem de Machado de Assis, no Brasil, de Edgar Allan Poe, nos EUA, e de Borges, na Argentina. Dalton Trevisan leva adiante essa tradição notável com uma nota muito pessoal", disse Santiago.

Dalton Trevisan tem mais de quarenta livros publicados no Brasil e no exterior e já havia recebido outros importantes prêmios da literatura nacional, como quatro prêmios Jabuti.

Nenhum comentário: