segunda-feira, 14 de maio de 2012

O sucesso do Lego


O brinquedo que tem como principal objetivo encaixar peças em inúmeras combinações ocupa a posição de líder mundial no segmento de brinquedos para crianças nas faixas de três meses aos dezesseis anos de idade

Em 1932 o marceneiro Ole Kirk Christiansen inicia a produção de peças de brinquedos em madeira, mas após os anos 40, esse material se tornou escasso na Dinamarca pelas consequências pós-guerra e pela elevação de seu preço, e a solução encontrada foi o plástico. O Sistema Lego conta aproximadamente com 2,5 mil modelos diferentes de peças, em 55 cores sendo que uma peça produzida em 1958 pode ser encaixada com as do último lançamento. Tendo como 80% do seu público-alvo meninos, conta no Brasil com apenas uma loja oficial, no Shopping Cidade Jardim em São Paulo aberta em 2010.

O nome da empresa deriva de “Leg Godt”, que em latim seria como “Eu armo” ou “Eu Junto”. Sua linha de brinquedo surge com a série Duplo e Basic, se desmembrando anos depois em diversas categorias. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade de Copenhagen, divulgada em 2004, com apenas seis bricks de lego 2×4 podem obter-se 915.103.765 combinações! Enfim, o sucesso que o brinquedo faz em todo o mundo é incontestável e atualmente conta até mesmo um Brickpedia (lego.wikia.com) onde é possível encontrar todas as informações referentes às peças.

Porém em parte, o sucesso que a empresa adquiriu durante os anos vem pela intensa campanha de anúncios que estimulam a criatividade das crianças e adolescentes, sempre com páginas coloridas e muito chamativas.

Nenhum comentário: