quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festa Literaria de Paraty comemora 10 anos

Cartaz do FLIP 2012
Este ano, o FLIP será realizado de 04 a 08 de julho, em Paraty, Rio.

Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. 

Ao longo de suas edições seguintes, a FLIP ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. 

Nos cinco dias de festa, a FLIP realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip . Programação Principal, Flip - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

Este ano, o FLIP será realizado de 04 a 08 de julho, em Paraty, Rio.
A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) estará na sua 10ª edição e, para comemorar os seus 10 anos, a festa irá homenagear o grande poeta Carlos Drummond de Andrade e conta com a curadoria do jornalista Miguel Conde.

A data já está marcada! A 10ª edição da Flip está confirmada para o período de 4 a 8 de julho e contará com grandes nomes da literatura internacional, entre eles o escritor americano Jonathan Franzen, autor do premiadíssimo romance “Correções” (prêmio National Book Award 2001) e que, no ano passado, foi capa da revista Time com a reportagem “O Grande Romancista Americano” ao lançar o livro “Liberdade”.

10 anos

Para marcar seus dez anos, a organização da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty criou uma programação especial, além de lançar dois livros e um DVD que ajudam a contar e repensar sua história.

PROGRAMAÇÃO REFORÇADA

A primeira celebração dos 10 anos de Flip será feita pelo cronista gaúcho Luis Fernando Verissimo, na conferência de abertura do evento. Sob o titulo Flip, ano 10, sua fala presta uma homenagem às edições anteriores, evocando também as mudanças vividas pelo Brasil nesse período. Presentes em edições anteriores da Festa, os britânicos Ian McEwan e Hanif Kureishi e o espanhol Enrique Vila-Matas voltam para a tenda dos autores.

Durante os cinco dias da Festa haverá uma exposição com fotos de Walter Craveiro, que registrou todas as edições da Flip, montada ao ar livre em dispositivos luminosos.

PARATY E AS FESTAS

A cidade de Paraty, com seus grupos musicais e cênicos, também se mobiliza para celebrar os dez anos da Flip. Bandas e Bonecos criados por artistas e artesãos da cidade saem para festejar a Flipinha e as cirandas locais se apresentam em diferentes momentos da Festa, inclusive no show de abertura.

MEMÓRIA FLIP

Aproveitando a data comemorativa, a Flip publica periodicamente em seu novo blog (www.flip.org.br/blog) depoimentos de autores, curadores e amigos que fizeram parte da história da Festa. Com textos emocionantes e muitas vezes bem-humorados, nomes como Xico Sá, Marçal Aquino, Valter Hugo Mãe e Zuenir Ventura contam episódios singulares vividos na Flip.

Nenhum comentário: