quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Atividade marcará Dia Nacional de Luta Antimanicomial


SANTA ROSA - O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Neste dia, a Administração Municipal de Santa Rosa através da Fundação Municipal da Saúde e do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Novo Rumo com apoio da Unijuí e da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde vai realizar o VI Encontro Regional de Saúde Mental.

A data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

O Encontro, que vai reunir representantes de municípios de toda a região, vai iniciar as 9h e encerrar as 15h15. Durante a atividade a enfermeira e doutora em Saúde Pública, Bernadete Maria Dalmolin, estará debatendo os temas: ‘Contextualizando a Saúde Mental: Desafios e Possibilidades’ e ‘Saúde Mental integrando a Rede de Atenção’.

Após a abertura, que vai acontecer na academia de aberta do Parcão, os representantes dos municípios da região estarão soltando balões, como forma de simbolizar a manutenção de uma sociedade sem manicônios. Em seguida, acontecerá uma carreata seguindo para o evento no Campus da Unijuí.

Toda a comunidade está convidada a participar para garantir a manutenção de uma sociedade sem manicônios. Mais informações no fone (55) 3511-1418.

Confira a programação:

9h – Concentração dos Participantes na Academia Aberta do Centro, localizada na Avenida Expedicionário Weber ao lado do Quartel 19º RCMEC;

9h30min – Ato Solene de abertura

10h – Carreata com a participação dos meios de transporte de cada município

Atividades na Unijuí – Campus Santa Rosa

11h – Teatro CAPS Novo Rumo

11h20min - Atividade de Acolhida: Contextualizando a Saúde Mental: Desafios e Possibilidades com a enfermeira, Doutora em Saúde Pública Sra. Bernadete Maria Dalmolin

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h - Atividades de Integração

13h30min – Roda de Conversa: A Saúde Mental integrando a Rede de Atenção com a participação de Profissionais, Gestores, docentes e acadêmicos sob coordenação da Enfermeira Doutora em Saúde Pública Sra. Bernadete Dalmolin - Usuários – apresentações artísticas (cada município pode organizar uma apresentação);

15h – Integração entre usuários e profissionais

15:15 - Encerramento


Considerações – A data tem como objetivos propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”. É tempo de comemorar! Mas também é tempo de ficar atento para que conquistas históricas não vivam retrocessos e nos envergonhem enquanto sociedade, enquanto cidadania.

A partir da atuação deste movimento foi deflagrado em nosso país um processo de reforma psiquiátrica, da qual os tratamentos substitutivos são fruto, que se muitas conquistas teve, muito ainda tem a fazer pelas pessoas que se deparam com a experiência do enlouquecimento.

O MNLA reivindica, além da efetivação da Reforma Psiquiátrica, a construção de um modelo de saúde Mental substitutivo, em detrimento das práticas manicomiais. Uma rede composta por Centros de Atenção Psicosocial (CAPS), leitos psiquiátricos em hospitais gerais, prontos socorro psiquiátricos, e que acima de tudo, preze pela integração da equipe multidisciplinar e a humanização dos serviços de saúde mental. Preza-se também pela acessibilidade do serviço a todos que dele necessitam, pela participação da família no processo dos cuidados, da intervenção direta na comunidade e especialmente pela resignificação da loucura.


Nenhum comentário: