terça-feira, 27 de março de 2012

Estudantes criam projeto de desligamento automatico do pisca para motocicletas


Foi a necessidade de promover a segurança no trânsito que motivou os acadêmicos do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção da SETREM a desenvolverem um projeto que possibilitou a desativação automática do pisca direcional de motocicletas. Criado a partir de um trabalho proposto em sala de aula, o protótipo surge como uma forma inovadora de se pensar em segurança e comodidade do motociclista.

Proposto pelos acadêmicos Elias Filipin da Silva, Fernando Dal Piaz Danelli e Max Paulo Maron, o dispositivo promove o desligamento automático do pisca sinalizador da motocicleta sem que seja necessária a interferência do condutor. O trabalho foi idealizado a partir do componente curricular Prática Profissional III – Desenvolvimento de um Produto, sob a orientação dos professores Alexandre Chapoval Neto, Joice Viviane de Oliveira e Márcia Stein. O desenvolvimento do produto foi realizado em parceria com a Eletrônica Planer e a AS Motos e Acessórios

“Foi pensando na realidade do trânsito e na quantidade de acidentes envolvendo motociclistas, que surgiu a ideia de projetarmos um dispositivo que desliga automaticamente o pisca logo que a marcha é trocada de forma crescente. Evitando que o condutor esqueça-se de desligá-lo e, assim, provoque alguma confusão ou acidente”, explica Max Paulo Maron, um dos idealizadores deste projeto que levou cerca de um ano até chegar ao produto final desejado.

<> Saiba mais, acesse o site da SETREM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns...
Com certeza uma ótima idéia, aqui onde a profe ta morando agora seria muito uitl, e evitaria um monte de acidentes que acontece com motocicletas.
Profe Betine
Parabéns.