quarta-feira, 14 de março de 2012

Encontro trinacional de jornalistas na Fenasoja

[Foto: Circulo Ezcurra] 
Foi realizado em Campo Viera (Argentina), o 1º Encontro Trinacional de Jornalistas, organizada pelo Círculo de Jornalistas "Ignacio Ezcurra", de Oberá, envolvendo jornalistas do centro de Misiones e o do Rio Grande do Sul (Brasil).

Abrindo a reunião o presidente do grupo de jornalistas de Oberá, Carlos Antonio Lindstrom, salientou a importância de reforçar as áreas de discussão e integração na região trinacional, enquanto o vice-presidente do Círculo Ezcurra, Alejandro Zabala, contribuiu para o debate destacando aspectos da integração que devem ser levados em conta.

O presidente da
Fórum de Trabalhadores em Mídia e Comunicação Social, em seu pronunciamento, criticou a forma de implementação do Mercosul afirmando: "Temos que construir um outro modelo de Mercosul, diferente do  atual: macrocefálico e trifronte", em referência ao papel limitado dos estados fronteiriços na tomada de decisões exercidos em Buenos Aires, Brasília e Assunção, que afetam a região.
Da discussão surgiu a ideia de produzir programas de rádio colaborativos e simultâneos entre os países participantes.

Os profissionais analisaram a legislação vigente nos  países do Mercosul e, destacou-se, a recente aprovação, no Brasil, da Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o processo de transparência documental de atos do poder público.

Para avançar a discussão, ficou definido que no dia 4 de maio, em Santa Rosa, por ocasião da 19ª Fenasoja (de 27 de abril a 6 de maio/2012), ocorrerá 2ª edição do Encontro Trinacional de Jornalistas.

Além de integrantes do Círculo de Jornalistas "Ignacio Ezcurra", de Oberá, participaram também autoridades e sócios do Fórum de Trabalhadores de Imprensa e Comunicação Social de Misiones (FOPREMI) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do RS.

DA REDAÇÃO:

A matéria foi traduzida do site argentino www.territoriodigital.com indicado pelo assessor de imprensa da 19ª Fenasoja, jornalista Felipe Dorneles. Segundo ele, a jornalista Ivana Ritt, que integra a comissão de comunicação da 19ª Fenasoja, é a responsável pela organização do 2º Encontro Trinacional de Jornalistas em Santa Rosa. Ainda esta semana, Ivana Ritt deverá viajar à Argentina para tratar do assunto.

Notícia veiculada no site do Jornal Noroeste informa que Santa Rosa esteve representada no Encontro Trinacional de Jornalistas, através de diretores do Sindicato dos Radialistas, José Henrique Rodrigues e Jorge Nascimento.


*Informações sobre a 19ª Fenasoja: www.fenasoja.com


Nenhum comentário: