sábado, 4 de fevereiro de 2012

Hospital publico regional em discussao


Santo Ângelo busca instalação de Hospital Público Regional com 100% de atendimento SUS


A ideia de que Santo Ângelo poderá vir a sediar um Hospital Público Regional está sendo disseminada pela comissão que representa o Instituto de Desenvolvimento em Educação e Saúde Pública (IDESP). A intenção é que o projeto a ser implementado aproveite toda a estrutura ociosa do Hospital de Guarnição Militar, que atualmente está sendo utilizado apenas como posto médico militar.


De acordo com o vereador Gilberto Corazza - que na semana passada recebeu a visita do coordenador administrativo do complexo regulador da Secretaria Estadual de Saúde, Gilson Martinez - o projeto começa a ganhar corpo e já se transformou em matéria que será apreciada na Câmara de Vereadores no mês de fevereiro.

Martinez foi secretário da saúde em Entre-Ijuís e hoje trabalha no órgão que regula as políticas estaduais de saúde. Para ele o debate que se inicia em Santo Ângelo é extremamente importante, tendo em vista a mobilização que já ocorre em outros municípios da região, como Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e São Borja que buscam a federalização de suas casas de saúde.

Corazza explicou que o que se quer não é fazer concorrência ou desmerecer o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo Hospital Santo Ângelo – instituição filantrópica que tem uma história de 80 anos de serviços prestados à região. O objetivo, disse ele, é que o hospital regional ofereça atendimento exclusivamente público, 100% SUS. É também uma forma de qualificar o Sistema Único de Saúde o qual será tema de conferência e oficina durante o Fórum Social Missões que acontece de 29 a 31 de março.

Reunião neste sábado

Em continuidade às tratativas sobre o tema, no dia 26 de janeiro, Corazza e Gilson Martinez mantiveram audiência com Gilberto Barichello - Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Hospitalar Conceição - POA/RS, responsável pelo Governo Federal na implantação dos quatro hospitais públicos regionais no Rio Grande do Sul. Como encaminhamento da audiência ficou agendada a vinda de Barichello para Santo Ângelo, neste sábado, 4 de fevereiro, oportunidade que manterá reunião de trabalho com o grupo de lideranças ligadas e comprometidas com a saúde pública, bem como, com o Prefeito Municipal, para tratar da questão do Hospital Público Regional. Da mesma forma, está agendada uma visita técnica ao Hospital de Guarnição Militar de Santo Ângelo.

O próximo passo será uma audiência pública na Câmara de Vereadores onde o tema será discutido com vários segmentos da comunidade. Neste sentido, Corazza adianta que já protocolou matéria com esta finalidade, que deverá ser apreciada na sessão do dia 6 de fevereiro, próxima segunda-feira.

fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Santo Ângelo / Acesse aqui: www.camarasa.rs.gov.br

Nenhum comentário: