sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A producao de audiovisual em Santa Rosa

Até poucos anos atrás, falar em produzir cinema em Santa Rosa e Região era utopia. Altos custos. Nenhum profissional na área. Equipamentos caros e raros. Isto agora é passado! As novas tecnologias possibilitaram o barateamento da produção e, principalmente, a atuação de profissionais com formação acadêmica que transformou essa realidade. O jornalista Anderson Farias é um dos maiores responsáveis pela alavancagem do setor de audiovisual na região. Formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio, além da graduação em artes plásticas, Farias tem se dedicado à produção de curtas, audiovisuais para empresas e governos e compartilhado seu conhecimento com estudantes e interessados no tema.

Os resultados começam a aparecer. Já estão rodando na rede os filmes "Descompasso" (8"), curta de 2009 gravado em alta definição. A obra foi concebida a partir da coreografia de dança contemporânea chamada "Anjos e Demônios", da Cia de Dança Movimento. Os bailarinos, atores e todos os figurantes integram a companhia. O trabalho foi realizado no início de abril de 2009 em Santa Rosa.

Você pode assistir o curta aqui: http://curtadescompasso.blogspot.com/ acesse o blog!



Outros dois curtas estão bem cotados: "Bullying" (8"24') e "Sobrenatural" (15"55'). Ambos tem a participação de estudantes de escolas municipais. 

"Bullying" foi produzido pela Oficina de Vídeo da Escola Pedro Oliveira Flores, de Santa Rosa, com orientação de Anderson Farias. Este vídeo é um dos primeiros resultados do trabalho.

"Sobrenatural" é um trabalho realizado por alunos do ensino fundamental da escola Estadual Pedro Oliveira Flores, também de Santa Rosa. O vídeo é parte da Oficina de Vídeo ministrada por Anderson Farias em outubro de 2011. Foram três meses de atividades até as férias de fim de ano.

As oficinas de vídeo coordenadas por Farias estão integradas ao Projeto Mais Educação.

Você pode assistir "Bullying" e "Sobrenatural", aqui: lanternamagicaartes.blogspot.com 




Um comentário:

NO MUNDO DA LU(A) disse...

A produção audiovisual tem surpreendido muito positivamente nestes últimos anos, posto que há 8, 9 anos sequer se falava em sediar um festival de cinema muito menos em ter esta galera toda produzindo!!!
Parte deste desenvolvimento é mérito do Anderson Farias,e sua incansável alma de artista, que além de produzir divide muito bem seus conhecimentos o que contribuiu fortemente para com esta evolução.Precisamos agora garantir oficinas permanentes, além destas já tão importantes do Mais Educação.
Parabéns ao Anderson e a todos àqueles que acreditam no potencial criativo dos santa-rosenses.