sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Producao de leite com novas regras

A partir de domingo (01), o rigor para a produção de leite na maior parte do país será aumentado, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto. A medida, tomada pelo Ministério da Agricultura, inclui ordens para que o local onde o gado é mantido tenha piso impermeável a fim de facilitar a limpeza e o escoamento da água, além do controle de temperatura para a pasteurização do leite na média de 4 graus Celsius (ºC). Para retirada do leite, será necessário definir uma dependência própria.

A Instrução Normativa nº 62, publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União, fixa um escalonamento de prazos e limites para a redução de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS) até o ano de 2016.

Pelas regras, os produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão novos limites para CBT e CCS. Atualmente, esses índices podem chegar a 750 mil por mililitro. Mas a partir de janeiro a tolerância será de até 600 mil por mililitro. As regras no Norte e Nordeste só serão exigidas a partir de janeiro de 2013.

As normas foram consolidadas pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e foram baseadas em estudos feitos pela Embrapa Gado de Leite e no histórico dos programas de qualidade das empresas de laticínios.

Com informações da Agência Brasil

fonte: Sul 21 www.sul21.com.br

Nenhum comentário: