terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Convenio entre SJDH e Pastoral da Crianca beneficiara regioes mais pobres do RS

Foto: Gabriel Gabardo
Um convênio firmado na última sexta-feira (2) entre a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e a Pastoral da Criança permitirá a ampliação e o fortalecimento da ação social deste setor da Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Através do acordo, serão aplicados R$ 200 mil para a estruturação do trabalho dos voluntários da Pastoral nas regiões mais pobres do Estado.

Conforme o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o reconhecido trabalho da Pastoral junto às crianças e adolescentes foi determinante para a parceria. “Quando firmamos um acordo como esse, pensamos no capital humano, naquelas pessoas abnegadas que atuam junto a quem mais precisa. E os voluntários da Pastoral da Criança fazem isso porque acreditam, têm convicção de que se pode melhorar a vida das pessoas”, afirmou o secretário durante a assinatura do convênio.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, e cidadania nas comunidades pobres. As atividades buscam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde o pré-nascimento até os seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

“Vivemos importantes avanços econômicos e sociais nos últimos anos, mas precisamos partir para uma segunda etapa, a da cidadania, e construir políticas públicas nesse sentido. Não adianta evoluir economicamente se as pessoas viverem na angústia. E o cuidado com as crianças é um dos pilares de uma sociedade cidadã, de valores”, disse Fabiano.
Para a coordenadora da Pastoral da Criança no RS, Inácia Cassol, é “motivo de orgulho e satisfação” firmar este convênio com a SJDH. “Sabemos da vocação dessa Secretaria para ajudar as pessoas, e temos certeza que vamos ampliar a parceria para os próximos anos”, afirmou Inácia.

No mesmo sentido, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcia Herbertz, que é coordenadora de Projetos da SJDH, saudou a iniciativa. “Trabalhamos diretamente com o entidades de proteção às crianças, e sabemos o potencial que tem uma parceria deste tipo com a Pastoral. Acredito que é um passo enorme para ajudar as famílias gaúchas que mais precisam”, disse Márcia. 

A diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, destacou a importância de ações direcionadas às crianças. "Apesar dos direitos que têm e de serem consideradas prioritárias por uma série de leis, as crianças ainda são as maiores vítimas da violência, dos abusos e das desigualdades", afirmou.
Os recursos serão aplicados a partir do início de 2012.

Nenhum comentário: