quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cinema no SESC

'UM HOMEM QUE GRITA' NO SESC SANTA ROSA

SEGUNDA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

20h30min.

TEATRO SESC SANTA ROSA

ENTRADA FRANCA



"O povo do Chade não acredita em Deus", disse o diretor Mahamat-Saleh Haroun no debate após a sessão na Mostra de Um Homem que Grita (Un Homme qui Crie, 2010). Uma das quatro repúblicas africanas que um dia formaram a antiga África Equatorial Francesa, o Chade vive em guerras civis sazonais (a última é de 2008) e pobreza perene, mas, pelo menos nas palavras de Haroun, seu povo sabe que a guerra não é um ato de cima, mas uma criação dos homens.

O protagonista do filme - o primeiro do Chade a competir no Festival de Cannes, de onde saiu com o Prêmio do Júri - ainda não tem essa consciência. Adam (Youssouf Djaoro) é o salva-vidas de um hotel para estrangeiros, administrado por chineses, na capital N'Djamena. Enquando a guerra se intensifica do lado de fora, Adam, campeão de natação do Chade nos anos 60, repousa na piscina como se o cargo lhe fosse um direito natural ou divino. Não é, evidentemente, e Adam aprende isso da pior maneira.

O muçulmano Haroun não economiza nas simbologias cristãs para demarcar o desabrochar político de Adam. Expulso do seu paraíso particular que é a piscina, este Adão não demora a reconhecer que "nosso problema é que colocamos nosso destino na mão de Deus".

Esse fundo religioso não apenas aproxima Um Homem que Grita dos clássicos a céu aberto de Howard Hawks, para quem os homens só devem prestar contas a si mesmos, como ganha outra dimensão se pensarmos na colonização catequizante sofrida pela região.

Um Homem que Grita não se derrama, embora possa parecer, em nenhuma grandiloquência. Seus conflitos - geracionais, sociais - se estabelecem nos detalhes e evoluem aos poucos. Como o fato de o filho de Adam já ter, talvez inconscientemente, uma noção de que tudo ao seu redor é provisório, com a sua mania jovem de fotografar as coisas o tempo inteiro. É uma consciência que Adam, ainda anestesiado e indiferente ao barulho constante dos helicópteros e jatos sobre sua cabeça, demora a conquistar, dentre tantas outras.

Embora tenha seus momentos truncados - como a cena funcional da vizinha que se despede - Um Homem que Grita é um belo melodrama sobre despertares. Principalmente por ser uma produção africana que não joga culpas nos antigos colonizadores. Dentro da ideia de que é o homem o responsável por sua vida, lamentar o passado de exploração equivaleria a se contentar com as escolhas duvidosas feitas por Deus.

Nenhum comentário: