terça-feira, 29 de novembro de 2011

O exato papel a ser cumprido pela Comissao da Verdade

Eu acho o assunto suficientemente esclarecido, sinto que o governo também tem a mesma visão, mas como de vez em quando suscitam dúvidas e as levam à imprensa, vejo que a ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, mais uma vez, hoje, explica o papel da recém criada Comissão da Verdade (agora em fase de instalação).

A ministra reitera que o papel da Comissão não é punir, mas sim investigar e trazer toda a verdade à tona sobre o período sombrio e em muitos e muitos pontos ainda desconhecidos dos 21 anos da ditadura militar (1964-1985).

"A Lei da Anistia - observou Maria do Rosário - está em vigor, mas ainda assim há segmentos que perderam pessoas, que foram torturadas, marcadas pela ditadura e que acreditam que devem procurar a Justiça. Eles têm esse direito de reivindicar esse caminho".

Torturados e familiares de vítimas poderão recorrer à Justiça
É isto que possibilitará, explica a ministra - de novo - a que os torturados e as vítimas de outros crimes perpetrados pelos assassinos na ditadura, e/ou familiares dos desaparecidos e dos que foram assassinados recorram à Justiça para pedir punições e reparações.

O que a Justiça decidir e julgar depois, será decorrência e o cumprimento da plena autonomia de outro poder da República. Nada mais que isto. Assim, está mais uma vez esclarecido o papel da Comissão e que ela cumprirá com êxito, como todos nós confiamos.

Fora daí, a persistência de dúvidas parece só existir mesmo na cabeça daqueles que não querem que a verdade venha à tona porque a temem. Leiam os esclarecimentos da ministra Maria do Rosário na reportagem 'Para ministra, torturados devem ir à Justiça', publicada no Estadão de hoje.

fonte: Blog do Zé www.zedirceu.com.br 

Nenhum comentário: