terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cinema e Psicologia

Filme e debates em torno das questões da terceira idade

O ciclo ‘Cinema e Psicologia’ acontece hoje e tem a organização do curso de Psicologia da SETREM


Destinada aos grupos da terceira idade, a primeira edição do ‘Cinema e Psicologia’ fará exibição de filme e discutirá os temas levantados na apresentação. Esta é uma das atividades do Projeto Conversando com a Comunidade, realizado pelo curso de Psicologia da SETREM, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento também acontece em comemoração ao primeiro ano do SERCEPS (Serviço Clínica-Escola Psicologia.
A estreia será no dia 22 (terça-feira), na Associação Recreativa Alegria de Viver, localizada no Bairro Glória. De acordo com a acadêmica do curso de Psicologia, Siham Shubeita, o convite se estende aos grupos da terceira idade e também para toda a comunidade que queira assistir ao filme e acompanhar os debates realizados.

O ciclo ‘Cinema e Psicologia’ inicia às 14h e terá o filme ‘Diário de uma Paixão’. Às 16h30min será feita a contextualização do filme com as acadêmicas do curso de Psicologia e debate sobre os assuntos referentes à terceira idade. Neste último haverá a participação da enfermeira Angelita Sabino (Pós-graduada na área da Saúde) e de Lao-Tsé Bertoldo (Mestre em Educação nas Ciências e pesquisadora do tema Envelhecimento).

A professora Lao-Tsé Bertoldo trabalha com a temática do envelhecimento e dos laços que se constroem durante a vida. “Essa companhia, esse outro que testemunha de alguma maneira a nossa história. Será focada a relevância do contato com outras pessoas para a nossa constituição psíquica e para a formação da nossa identidade. Como também, a importância da vida a dois e o amadurecimento do indivíduo em uma relação. Serão levantadas questões próprias do envelhecer e que representações isso tem evocado na sociedade”, explica.

De acordo com as acadêmicas, o projeto terá continuidade. A cada ano o ciclo ‘Cinema e Psicologia’ terá temáticas diferentes, formas de abordagem variadas e que também serão destinadas para outros públicos.

Nenhum comentário: