sábado, 26 de novembro de 2011

90 melhores faculdades de direito no pais

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, anunciou na última quarta-feira (23), durante a 21ª Conferência Nacional dos Advogados, a edição do Selo OAB 2011, com a indicação dos cursos de direito avaliados pelo Conselho Federal da OAB como os de melhor qualidade em todo o país.


Dos 1.210 cursos existentes no Brasil atualmente, apenas 90 cursos, número que representa 7,4% do total, foram recomendados pelo Selo OAB como sendo de qualidade, dentro dos critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade.



» Veja a lista completa dos cursos recomendados pela OAB


791 cursos foram avaliados, depois de preencherem os pré-requisitos de terem participado dos três últimos Exames da Ordem unificados. Cada curso precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada prova.

Para apurar os cursos de qualidade recomendada, a Comissão Especial, formada por advogados que são professores e por especialistas em educação jurídica, utilizou os índices obtidos nos Exames da Ordem e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009.

Essa é a quarta edição do Selo OAB desde que foi criado, em 2001. A segunda edição do Selo aconteceu em 2003 e a terceira no ano de 2007.

A nota mínima para ingressar entre os cursos mais bem avaliados foi de 6,9 pontos numa escala que vai de zero a 10 pontos. A decisão da nota foi tomada pela Comissão Especial da OAB.

Entre as 27 unidades da Federação, apenas dois Estados não tiveram nenhum curso recomendado:Acre e Mato Grosso. Os cursos destes estados não atingiram nota mínima para avaliação da OAB, estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC) ou tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou renovação.



Nenhum comentário: