sábado, 8 de outubro de 2011

O Nobel eh de um poeta

O anúncio no site oficial do Prêmio Nobel justifica: Tomas Tranströmer foi laureado porque “nos dá um acesso direto à realidade por meio de suas imagens condensadas e translúcidas”
Aos 80 anos, o poeta sueco é o centésimo quarto ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Em um ano em que entre os favoritos ao Prêmio Nobel de Literatura figurava o nome do cantor e compositor Bob Dylan e do escritor americano Jonathan Franzen, Tranströmer não estava na lista dos mais prováveis. Nos últimos anos, a academia trouxe à tona a literatura francesa ao premiar Jean-Marie Le-Clézio e a hispânica, pela figura de Mario Vargas Llosa. Esses países não recebiam o Nobel há duas décadas.

Tranströmer é mais um Nobel desconhecido pelos brasileiros. Dos seus 19 livros, somente 7 possuem tradução para o português, mas nenhum foi publicado no Brasil. O que se sabe é que sua poesia tem como característica falar da música e da natureza, com forte influência do poeta latino Horácio. Ele é um poeta que não fala. Em 1990, Tranströmer sobreu um derrabe que o deixou quase que totalmente incapaz de falar. É através de suas obras de conteúdos reflexivos, como As memórias me vêem, escrita três anos após o derrame, que ele fala com o mundo.

Formado em artes e psicologia, Tomas é filho de uma professora e de uma jornalista. Possui um estilo conciso, que já foi traduzido para mais de 60 idiomas. Agora, prestigiado por ser um Nobel de Literatura, Tranntrömer deverá ganhar mais traduções, inclusive publicações no Brasil. É uma deixa para as editoras apresentarem aos leitores brasileiros a poesia de um homem que é avesso à imprensa e ao grande público.

fonte: Cultnews http://cultnews.com.br

Nenhum comentário: