sábado, 28 de maio de 2011

Uruguaiana entra pra história...

Nesta sexta-feira (27), o município de Uruguaiana entra para a história como o primeiro município gaúcho a privatizar o setor de saneamento. A empresa Odebrecht assume a concessão dos serviços no lugar da estatal Corsan. A Foz Uruguaiana - braço da Odebrecht -, promete investir R$ 160 milhões em cinco anos, além de zerar a cobertura de tratamento de esgoto no município.

O prefeito Sanchotene Felice afirmou que a prefeitura não tem recursos para aplicar e a Corsan igualmente não previa nenhum investimento. "O processo todo ocorreu conforme manda a lei. O próprio Tribunal de Contas do Estado acompanhou e orientou cada passo que seguimos", declarou Felice em entrevista ao jornalista Políbio Braga, no site www.polibiobraga.com.br

Em Três de Maio, as negociações para renovação do contrato ainda não tiveram termos definidos. Hoje (28) pela manhã a agente administrativa da Corsan local, Mara Conte, afirmou, ao vivo, na Rádio Comunitária Liberdade FM, que este ano ainda não ocorreu nenhuma reunião entre a companhia e o poder público municipal.

O prefeito Olívio Casali sinalizou que pode seguir o mesmo caminho do seu colega uruguaianense. Há pouco tempo organizou uma comitiva integrada por membros do seu governo e vereadores, e estiveram em Paranaguá, no Paraná, para analisar a experiência daquela cidade e conhecer o trabalho da empresa que possui a concessão. Também, privada.

A atitude do prefeito de Uruguaiana pode incentivar outros prefeitos a tomarem o mesmo rumo. Antes, porém, a população precisa analisar e discutir todas as condições que deverão cercar o concessão municipal.
 
Em Santa Rosa, ocorreu recentemente, a renovação da concessão com a Corsan por mais 20 anos. O contrato prevê amplos investimentos em saneamento e esgoto. 

Vamos ficar atentos e acompanhar os acontecimentos. Muita água ainda vai passar debaixo da ponte. Sem trocadilhos.

Nenhum comentário: