segunda-feira, 23 de maio de 2011

Setrem e UFRGS formam parceria

SETREM em parceria com a UFRGS oferece capacitação gratuita à região

A capacitação, que ocorrerá durante toda esta semana, é proposta pela Faculdade Três de Maio – SETREM, através do Curso de Psicologia, em parceria com o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA), do Instituto de Psicologia da UFRGS.


O convênio foi assinado em agosto de 2010 e é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Dra. Sílvia Helena Koller (UFRGS), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), intitulado: “Avaliação de uma Tecnologia Social Aplicada para a Capacitação de Profissionais da Área da Educação, Saúde e da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes sobre Direitos, Violência e Mediação de Conflitos”.


No primeiro encontro, Juliana das Neves Nóbrega, psicóloga e Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE), abordou o tema ‘Direitos Humanos’, destacando questões como: histórico, o direito das mulheres, das crianças e dos adolescentes; a concepção de infância e adolescência e as minorias éticas e sociais.


Amanhã, terça-feira, haverá continuação da temática. Á tarde, JeaneLessinger Borges, psicóloga e professora do Curso de Psicologia da SETREM, abordará ‘Violência’, elucidando sobre a identificação de situações de maus-tratos na infância e adolescência e conseqüências cognitivas e emocionais.


Na quarta-feira, dia 25, a temática ‘Violência’ será tratada pelas psicólogas Clarissa P. de Freitas, Mestranda em Psicologia (UFRGS) e Normanda Morais, Doutora em Psicologia (UFRGS). A primeira esclarecerá sobre fatores de risco e de proteção, resiliência, bullying, rede de proteção e notificação e a segunda, sobre o comportamento do infrator na adolescência e uso de drogas.


Na quinta-feira, dia 26, Normanda ministrará sobre ‘Mediação de Conflitos’. Na sexta-feira, dia 27, haverá apresentação de projetos de intervenção. Informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3535-1011, na parte da tarde, com Jeane Borges.


Nenhum comentário: