sábado, 14 de maio de 2011

Santo Cristo é a cidade gaúcha onde mais ocorre incidência de raios


Um ranking elaborado pelo ELAT Grupo de Eletricidade Atmosférica, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apontou Santo Cristo como o município com maior incidência de raios no Rio Grande do Sul. Em Santo Cristo, a média é de 11.4 descargas atmosféricas por quilômetro quadrado ao ano.

Outra cidade próxima destacada no estudo é Tucunduva, com incidência de 11.1. Para efetuar a medição da incidência de raios o ELAT/INPE possui sensores que detectam raios em nove estados e no Distrito Federal.

A assessoria do Instituto explica que quando um raio cai, ele gera um campo eletromagnético, e este campo é percebido pelo sensor. Depois o sensor envia um sinal para a central e a incidência da descarga é registrada no banco de dados, onde é se faz a somatória da quantidade de raios.

O instituto acredita que deve ocorrer um acréscimo ainda maior no número de raios nos próximos anos. O fator já é verificado ao longo das últimas décadas em virtude do desenvolvimento e urbanização, que deram origem aos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário: