segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gaúchos endividados


Quantidade de gaúchos endividados aumenta em maio

Fecomércio-RS divulgou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias gaúchas nesta segunda-feira

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) divulgou nesta segunda-feira, 23, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias gaúchas (PEIF_RS), calculada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). De acordo com o estudo, a quantidade de gaúchos com contas a pagar subiu 17% em maio, atingindo 80% das famílias.


De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o resultado é um reflexo das compras para o Dia das Mães, celebrado no dia 8 de maio, aliado aos efeitos das políticas monetárias que vêm sendo praticadas pelo governo desde o ano passado. “O aumento dos juros, da taxa Selic e do IOF para operações de pessoas físicas demora um pouco para ser sentido, por isso até então não percebíamos mudança no endividamento”, afirma.


Segundo o levantamento, quantidade de famílias com contas em atraso também cresceu, em maio, elas somaram 51%, enquanto em abril estavam em 37%. Para De Marchi, o cenário já era esperado. “Assim como aumentaram os juros em operações de crédito, os empréstimos também ficaram mais caros, o que reduz a capacidade do consumidor em sanar suas dívidas”, disse. Apesar do quadro, o índice de pessoas que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas caiu de 7% em abril para 5% este mês.

A maioria dos consumidores ouvidos (39,7%) se considera mais ou menos endividada, enquanto 16,7% se dizem muito endividados. O maior responsável pelos débitos continua sendo o cartão de crédito (66,7%), seguido pelos carnês (45,4%) e pelo cheque especial (30,2%).

Pesquisa completa você vê aqui http://www.agencia.fecomercio-rs.org.br/pesquisa/


Nenhum comentário: