sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aumenta número de homicídios entre jovens no Brasil

O estudo “Mapa da Violência 2011” mostrou que o número de homicídios entre jovens de 15 a 24 aumentou significativamente no Brasil. Em 1998, homicídios entre pessoas nesta faixa de idade era de 30 mortes por 100 mil. Já em 2008, o número pulou para  quase 60. O Brasil é o 6º país do mundo onde mais se registra homicídios entre jovens. Na frente do país está El Salvador, Ilhas Virgens, Venezuela, Colômbia e Guatemala.  As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Justiça.
Esse tipo de tragédia é responsável por quase 40% das mortes de adolescentes no país. As situações mais preocupantes no Brasil estão em Alagoas, onde se registra mais de 60 mortes por 100 mil; Pernambuco, com mais de 50; e Espírito Santo, com pouco mais de 56.
Ainda que os índices estejam aumentando no país, capitais e regiões metropolitanas tiveram uma queda de pouco mais de  3 % no mesmo período. Mesmo assim, houve um crescimento das taxas nas cidades do interior dos estados.
Em julho de 2009, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a UNICEF e o Observatório de Favelas anunciaram que, se mantidas as estatísticas, 33,5 mil jovens serão executados no Brasil entre 2006 a 2012.  Recentemente, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou que todos os anos mais de 2 milhões de jovens morrem por causas que poderiam ser evitadas.
De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto. http://www.radioagencianp.com.br

Nenhum comentário: