sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ecobags ou adeus sacolas plásticas!

O que você acha de pagar R$ 0,10 ou R$ 0,20 para usar aquelas sacolas plásticas dos supermercados? A partir do ano que vem, por uma questão ambiental, os supermercados vão parar de distribuir, sem custo, as embalagens plásticas tão conhecidas. Por isso, se você deseja economizar nas compras, deverá levar bolsas de casa para acomodar os produtos que comprar. A iniciativa será firmada por meio de um termo de compromisso entre o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). Essa medida será obrigatória para todos os supermercados e padarias de Vitória já no mês de janeiro de 2011. Depois, outras cidades da Grande Vitória e do interior também serão incluídas. Para incentivar o cliente a apoiar a ideia, as empresas vão lançar em dezembro deste ano, uma campanha de conscientização e doar para os consumidores bolsas retornáveis. Para os defensores da causa, o projeto vai refletir no dia a dia e gerar qualidade de vida para toda a população. Fundamental será o apoio do poder público. Afinal, a conscientização da população refletirá em um grande avanço para o Estado. Separe sua ecobag e boas compras!

Ecobag: Os supermercados farão um campanha de conscientização e vão doar sacolas retornáveis (ecobags) para o cliente. A ideia é que ele leve essas bolsas para acomodar as compras.
Venda das Sacolas: Quem não levar sua ecobag ou sacola de casa terá que pagar pelas bolsas de plástico. Hoje, as embalagens utilizadas são agressivas ao ambiente. Além de cobrar pela sacola, a intenção no futuro é trocar as atuais embalagens encontradas no mercado por materiais biodegradáveis. O produto apesar de ser politicamente correto é um pouco mais caro. Ainda será feito um estudo para saber se as indústrias do Estado já estão fabricando a sacola sustentável.


Nenhum comentário: