quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Censo descobre índia com 121 anos em Reserva Indígena

Vivendo no setor da Pedra Lisa, localizado na Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela, a kaingang Pedra Bento de 121 anos, completados no último dia 29 de junho, é uma das mulheres mais velhas do Brasil. A descoberta da idade da indígena impressionou uma recenseadora do IBGE que comunicou a curiosidade ao Portela Online.

A indígena Pedra vive com uma neta, Silvane Ferreira e quatro bisnetos e é natural do município de Miraguaí. Apesar da idade, ela percorre diariamente cerca de quatro quilômetros de pés descalços, para visitar um filho, dos três que teve. Foi lá que o Portela Online localizou dona Pedra, sorridente e tímida para fotos. Um dos bisnetos dela, que entende o idioma nativo e o português, traduziu as poucas palavras da indígena de mais de um século de vida que só fala em kaingang.

Segundo Silvane, dona Pedra tem 20 netos, 60 bisnetos e 4 tataranetos e a única queixa da avó é quando seus quatro filhos fazem muito barulho. Eles vivem basicamente do artesanato.

Apesar de termos fotografado a identidade da indígena entramos em contato com o Cartório do município de Miraguaí - RS onde dona Pedra foi registrada. Uma escrevente confirmou o registro e a data de nascimento da indígena centenária.

Atualização:

Segundo a escrevente a indígena foi registrada no ano de 1986 no município de Miraguaí.


fonte: Sandro Medeiros - Portela Online http://portelaonline.com.br

Nenhum comentário: