quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Santa Rosa volta a receber o melhor do Festival de Cinema de Gramado


Iniciativa de interiorização de produções cinematográficas resgata admiração à sétima arte
Depois de uma bem sucedida primeira edição, a experiência pioneira de levar à Santa Rosa alguns dos filmes exibidos no maior festival de cinema do país retorna dentre os dias 1º e 4 de setembro. O Santa Rosa Mostra Gramado é gratuito e vai exibir na região noroeste do Estado obras de longa e curta-metragem – além de produções locais -, aproximando a população das mais recentes produções selecionadas para o Festival de Gramado.
Em 2009, tivemos as brilhantes presenças dos atores Miguel Ramos, Evandro Elias, Anderson Muller, Marcos Breda, Clênia teixeira, Marcos Verza, Fernanda Moro, Araci Esteves, Sandra Dani e Luiz Paulo Vasconcellos, além de diretores e produtores. Além disso, o evento contou com grande participação do público, sempre interagindo e prestigiando as sessões. As performances de artistas locais deram destaque às noites da Mostra, arrancando aplausos e sinceros elogios dos convidados.
Repetindo a iniciativa do ano passado, um seminário entre representantes de Gramado e Santa Rosa voltará a discutir as alternativas regionais para a promoção e potencialização da cultura e do turismo em relação à geração de emprego e renda, propondo capacitação dos setores políticos, culturais e econômicos da sociedade local, tendo como caso a experiência do município serrano e o segmento audiovisual. Para o Secretário de Cultura e Turismo de Santa Rosa, “Santa Rosa Mostra Gramado foi um grande sonho, que fez a nossa cidade despertar e assistir o melhor do cinema nacional”.
A proposta da Mostra é, primordialmente, aproximar o público do cinema, de seus diretores, produtores e atores e criar demandas de mais opções culturais em Santa Rosa e cidades adjacentes. Estar longe dos eixos metropolitanos tradicionalmente dificulta a difusão da cultura, normalmente centralizada e de recursos concentrados. Segundo o Prefeito Municipal, Orlando Desconsi, essa parceria entre Gramado e Santa Rosa é a prova de que é possível, apesar da distância, trabalharmos em conjunto para difundir a cultura, dividir experências e costumes, além de desenvolver a economia através do turismo local e regional”.
Dessa forma, trazer o Festival de Cinema de Gramado e sua experiência de sucesso serve para demonstrar que boas ideias podem ser replicadas fora das capitais, promovendo o intercâmbio cultural e econômico entre as duas cidades.
Confira alguns dos filmes desta edição:
LONGAS
180º
ANTES QUE O MUNDO ACABE
ORGULHO E TRADIÇÃO
A CASA VERDE
NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR
CURTAS
RATÃO
OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA
PIMENTA
HARUO OHARA
Filmes produzidos pela Oficina de Cinema
“Cats Miau” – Direção de Adilson Duarte de Oliveira – Comédia
Essa comédia conta a inusitada história de Pepe, um desajeitado faz-tudo que ao arrumar o telhado de um amigo cai dentro da casa do vizinho. Preso durante uma noite na casa, ele desenvolve uma estranha relação com o gato da casa. Produzido pela turma livre.
“Da Brilhantina ao Gel” – Direção de Raquel Scremin – Documentário
Esse documentário faz uma analise sobre a diversão pela ótica da terceira idade e dos jovens. Quais são as características comuns e aquelas que as diferenciam em dois momentos particulares da vida quando o assunto é se divertir. Produzido pela turma do Cairú.
“Aposta” – Direção de André Gustavo Bobrzyk – Suspense
Esse suspense acompanha a historia de um grupo de jovens que é atraído pela curiosidade até uma casa desconhecida que teria sido palco de um crime. Uma aposta pode levá-los para dentro. Eles terão essa coragem? Produzido pela turma das escolas Municipais.
“Estalos” – Direção de Anderson Farias – Documentário
Para abordar o problema que crack está provocando, este documentário se utiliza do Hip-Hop e faz uma analise da situação desta droga devastadora em uma cidade como Santa Rosa. Do ruído provocado pelo crack ao ser consumido, passando pela batida do DJ, Estalos é uma tomada de consciência para uma mudança necessária.
Santa Rosa Mostra Gramado é promovido pela Organização Social de Interesse Público Cidade Interativa e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

Nenhum comentário: