sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cine Mais Cultura

São Miguel das Missões ganha sala não-comercial de cinema

A cidade de São Miguel das Missões (RS) terá, partir desta quinta-feira (29), uma sala gratuita para exibição de filmes à população. Instalado pelo Ministério da Cultura em parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cine Mais Cultura terá capacidade para 50 pessoas e vai funcionar em sala anexa ao escritório do Iphan, ao lado do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Além de duas sessões aos sábados, previstas para as 15h30 e 18h, o espaço vai proporcionar à população – e aos turistas – outras atividades culturais e educacionais, como lançamentos de livros e discos.
Na inauguração, marcada para as 18h30, serão exibidos os documentários “A Rua da Escadinha”, de Marcos Câmara, e “Seu Minervino e a Viola Caipira”, de Pedro Dacosta Lyra e, posteriormente, acontece lançamento de DVDs e apresentações de artistas regionais.
Eventos como esse devem se repetir após a última sessão. Mas as atividades do Cine Mais Cultura de São Miguel das Missões não vão se restringir aos sábados. De terça a sexta-feira a sala será reservada para que alunos de escolas do município possam usá-la para assistir filmes que as ajudem no processo pedagógico. Até oito turmas poderão ser atendidas por semana.
“Existe uma relação de conquista com a inauguração do Cine Mais Cultura em São Miguel das Missões. É uma cidade que não tinha uma sala de cinema e essa inauguração gerou grande expectativa por parte da população”, disse Cândice Ballester, responsável pelo projeto no município.
Além de São Miguel das Missões, outras quatro cidades históricas do Rio Grande do Sul abrigam Cines Mais Cultura: Antônio Prado, Jaguarão, Piratini e São Nicolau.
Cine Mais Cultura
Ação do Programa Mais Cultura, os Cines tem por objetivo democratizar o acesso à cinematografia nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. Os projetos contemplados recebem equipamentos digitais de projeção, centenas de filmes nacionais da Programadora Brasil e participam de oficina cineclubista. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas de cinema.
Serviço:
Inauguração do Cine São Miguel
Onde: Escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Miguel das Missões, ao lado do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Quando: Quinta-feira (29/7), às 18h30.
Mais informações: Comunicação SAI/MinC (61) 2024-2325/2345

Nenhum comentário: