quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mídia noticia vitória de Chavez como derrota

Do site do José Dirceu: www.zedirceu.com.br

A mídia brasileira e internacional não perde sua velha dor de cotovelo. Prova disso é o tratamento que dá aos resultados das eleições regionais na Venezuela (leia também a nota abaixo).

As conquistas do presidente Hugo Chávez são claras, ganhou a eleição no maior número de Estados e municípios, obteve maior número de votos, mas a mídia insiste em transformar essa vitória bolivariana em derrota.

Para ser objetivo, boa parte da mídia, infelizmente, distorce a verdade, manipula ou esconde os números e cria manchetes a seu bel prazer. E, também, para prazer da direita, claro! Consultei o site do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e recomendo que acessem também porque boa parte da mídia, certamente, não o fará e não trará a verdade à tona.

Como já comentei aqui no blog, foram 5,5 milhões de votos conquistados por Chávez e seu partido, (PSUV), contra 4,2 milhões da oposição; ganhou em 17 dos 22 estados; entre as 327 “alcadias” (municípios) a vitória é de nada menos que 81% -  264 foram conquistadas contra apenas 62 da oposição! Então, quem ganhou essa eleição?

Sem contar que o voto não é obrigatório na Venezuela e, de um total de 16.887 milhões de eleitores, mais de 11 milhões votaram. Antes de Chávez, no máximo 40% dos venezuelanos tinham interesse pelo voto e a abstenção era gigantesca. Agora, enquanto a oposição incentivou o boicote à votação, o governo Chávez estimulou a ampla participação popular e levou 70% da população às urnas.

Foto: Luis Laya / Ministerio de Poder Popular para la Comunicación y la Información e  Ministerio del Poder Popular del Despacho de la Presidencia

 

Nenhum comentário: