segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mídia


Executivos apontam mídia impressa como favorita para acompanhar noticiário


Executivos de grandes empresas do País preferem acompanhar o noticiário pelos jornais. Mais da metade – 56% - dos profissionais ouvidos pelo Grupo Máquina apontou jornais e revistas como as principais fontes de informação e de maior credibilidade.

A pesquisa procurou 500 executivos reconhecidos pelos veículos de Comunicação, com grande visibilidade na mídia nacional por serem fontes constantes da grande imprensa, entre 03/03 e 30/07.
Duzentos e sessenta -- 52% deles -- responderam ao levantamento.

Além do conteúdo, os entrevistados também preferem a mídia impressa no que se refere ao formato. Cinqüenta e um por cento deles preferem ler jornais e revistas no papel, enquanto 37% gostam de ler nos dois formatos, tanto no impresso quanto no online. Os que optaram exclusivamente pela internet somam 9%.

A internet aparece em segundo lugar entre as fontes de informação preferidas desses profissionais. Sites, agências de notícias e blogs estão na preferência de 33% deles.

Coordenador da pesquisa, o economista Luis Contreras observa que a dinâmica da internet, com as constantes atualizações, faz com que o mundo corporativo, embora recorra bastante a esse tipio de mídia, reforce o meio jornal como consolidador e balizador da formação de opinião. É o que mais interfere nas decisões das empresas.

A TV tem a preferência de 8% dos entrevistados, seguida do rádio, com 3%.

Para Contreras, os dados permitem supor que, “por passarem quase metade de seu tempo dentro das empresas ou com aparelhos portáteis à mão, os executivos acompanham mais a internet do que os programas de rádio e TV”. O economista acredita que a impressão de que a TV, em grande parte, mostra-se repetitiva ao que já foi visto na internet ao longo do dia contribui para os números apresentados.


Credibilidade

Numa escala de 1 a 5, os jornais ficaram com nota média de 3,8. As revistas ganharam 3,4 de média, seguidas do rádio (3,3), TV (3,2) e internet (3).

Fonte: www.comunique-se.com.br

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