sexta-feira, 23 de maio de 2008

Agora é definitivo: russos vão instalar fábrica em Santa Rosa


Holding russa confirma instalação de fábrica em Santa Rosa



Diretores e representantes da holding russa Rosboronexport, que nos próximos dias formalizará o anúncio da instalação de uma fábrica de veículos policial-militares no Estado, foram recebidos nesta sexta-feira (23) pela governadora Yeda Crusius para debater detalhes do investimento, que deverá ser de cerca de R$ 50 milhões iniciais.


"Fico satisfeita com o andamento do negociações e certamente iremos ampliar laços entre o Estado e a Rússia", afirmou a governadora, que observa cada passo do projeto.


Através de uma joint-venture, a Rosboronexport produzirá em Santa Rosa, na região Noroeste do Estado, o jipe Gaz Tiger, veículo urbano para atuação em situações de patrulha e conflitos armados. Fabricado em três níveis de blindagem, oferece alta proteção, reduzindo riscos de ferimentos, e maior mobilidade, já que, devido à tecnologia única, é considerado mais leve, pesando cerca de seis toneladas - menos da metade de um urutu, por exemplo. A produção estimada é de 300 unidades ao ano, com geração de 700 empregos diretos, além demais postos indiretos, na proporção de 10 para um, envolvendo fornecedores de matéria-prima.


A comitiva está no Estado para verificar os possíveis locais de instalação da indústria em Santa Rosa, que conta com forte influência russa, e conhecer as metalúrgicas locais e a infra-estrutura logística da região.

A empresa, uma estatal russa, pretende fortalecer suas posições na América Latina e no Brasil, iniciando a expansão de seus negócios pelo Rio Grande do Sul. "Estamos dando ênfase ao Estado devido à receptividade do governo estadual e boa qualidade da mão de obra, com alto grau de escolaridade e baixa rotatividade", informou Ricardo Marques, da TamaSul, empresa de consultoria militar que representa os interesses da Rosboron no Brasil e América Latina.


"Ficamos impressionados com a agilidade e profissionalismo demonstrados pela governadora Yeda Crusius na articulação do projeto", complementou, informando que negociações vêm sendo realizadas com o Exército brasileiro para o fornecimento de veículos policial-militares e também de helicópteros para atuação das áreas de defesa e saúde.


Segundo o secretário da Saúde, Osmar Terra, integrante da comitiva gaúcha que esteve na Rússia em abril deste ano para conhecer as linhas de montagem dos veículos, juntamente com o secretário da Segurança, José Francisco Mallmann, a instalação da fábrica traz vantagens tanto para o Estado quanto para a própria empresa, que poderá se fortalecer no mercado nacional por oferecer manutenção em solo brasileiro. "Em Santa Rosa, há atualmente 15 grandes metalúrgicas e os empresários locais, que foram à Rússia, manifestaram interesse em participar do projeto com a Rosboron no processo de montagem em Santa Rosa", informou Terra, acrescentando que a Rosboron também poderá estabelecer convênios com universidades gaúchas na área de ciência aeroespacial.


Durante a próxima semana, após demais visitas à região de Santa Rosa, novas reuniões estão agendadas em Porto Alegre com representantes do governo estadual.



fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do RS

Foto: Jefferson Fernandes / Palácio Piratini

Nenhum comentário: