terça-feira, 1 de abril de 2008

Horizontina é modelo de educação municipal para o Brasil


Dados do MEC e UNICEF colocam município em 4º lugar no RS e 20º no país.


A Educação Pública Municipal de Horizontina ocupa posição de destaque na avaliação do MEC e do Unicef. A publicação dos dados pelo Ministério da Educação na última terça-feira (25), revela que a rede pública municipal horizontinense é uma das 20 melhores posicionadas do país, a 6ª melhor colocada na região Sul e a 4º melhor do Estado.

Em índice de aprovação escolar o município é o 16º melhor do Brasil. Horizontina, Arroio do Meio, Farroupilha e Sapiranga são as únicas cidades gaúchas entre os 37 melhores do país. A noticia foi recebida em Brasilia pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura Oldair Bianchi, o Prefeito Municipal em exercicio, Eduardo Jorge Horst e dois professores da rede municipal, Silvia Mello e Edson Müller.

A informação é parte da pesquisa Redes de Aprendizagem, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo Instituto de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo Ministério da Educação (MEC) e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


Veja o que disse o Secretário de Educação Oldair Bianchi (foto acima):


"Essa conquista não vem de graça, nossas ações ocorreram por uma vontade de todo o conjunto de governo, com a participação do quadro e comunidade escolar, e ao estabelecer um planejamento estratégico para a educação de 10 anos, estamos 3 anos depois de implantá-lo colhendo os primeiros frutos. Os dados são de 2005 , e temos certeza que esses índices são ainda melhores na atualidade. Nosso compromisso aumenta na região, pois somos o único da metade norte do Estado a ter índices reconhecidos. Na publicação do MEC tenho certeza que 30% do que está estabelecido como modelo, está baseado nos subsidios colhidos pelos pesquisadores em nossa rede municipal horizontinense".

Nenhum comentário: