terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Hamburgo quer proibir circulação de carros até 2034

O projeto 'Rede Verde' possibilitaria locomoção através de bicicletas e a pé


Imagine um mundo sem carros. Nenhum ruído, sem trânsito, sem emissão de carbono e sem ciclistas amedrontados. Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, está tentando fazer isso se tornar realidade. As autoridades esperam banir todos os carros do centro da cidade ao longo dos próximos 20 anos realocando os passageiros em bicicletas e transporte público.

Nos termos de um esquema de desenvolvimento urbano audacioso chamado “Rede Verde”, não existirá mais veículos no centro da cidade de Hamburgo em 2034. ”Nós prevemos uma rede que não apenas vai ajudar os moradores a ir do ponto A para o B de uma forma sustentável, mas vai oferecer às pessoas oportunidades para caminhar, nadar, desfrutar de piqueniques, restaurantes e observar a natureza”, disse a porta-voz da cidade de Hamburgo, Angelika Fritsch.

Olhar para o mapa do projeto ajuda a explicar o que os planejadores ambientais de Hamburgo têm em mente. A cidade é rodeada de espaços verdes que são cortados por caminhos que levam ao centro da cidade, assim como o rio Elba tem seus afluentes funcionando como vias adicionais. Cerca de 30 urbanistas estão atualmente trabalhando para a reestruturação da cidade, na “rede” que terá cerca de 17 mil hectares.

Cidades como Londres têm um cinturão verde, mas a “Rede Verde” será única na cobertura de uma área da periferia para o centro da cidade. Segundo Fritsch, em 15 a 20 anos, será possível explorar a cidade exclusivamente por bicicleta ou a pé. A única grande cidade europeia a ter tentado algo semelhante é Copenhague, que está atualmente construindo 26 “auto-estradas de bicicleta”, que se espalham do centro da cidade para a periferia. O projeto faz parte do objetivo da capital dinamarquesa em emitir zero carbono até 2050.

Além de fazer de Hamburgo uma cidade mais verde, o principal objetivo da “Rede Verde” é ajudar a cidade a absorver as emissões de carbono e, no processo, evitar inundações e tempestades. O Partido Verde da Alemanha tem feito muito para aumentar a consciência pública sobre o desafio colocado pelo aquecimento global. A cidade é um importante porto do Mar do Norte, rodeada por água. As temperaturas médias de Hamburgo subiram 1,2°C para 9°C ao longo dos últimos 60 anos. Os níveis do mar subiram 20 centímetros no mesmo período.

No ponto de vista econômico, a Rede Verde tem seus críticos. Alguns argumentam que os espaços poderiam ser melhor ocupados com habitação ou desenvolvimento de negócios.


Fontes: The Independent-Auto ban: How Hamburg is taking cars off the road

Nenhum comentário: