sábado, 8 de março de 2008

A Turma do Dionísio retorna da Itália

No último mês de fevereiro, o grupo teatral santo-angelense A Turma do Dionísio esteve na Itália participando do evento artístico-cultural denominado “Uma Ponte sobre o Oceano 2008 – Intercâmbio Cultural Itália-Brasil”.

O Grupo realizou 15 apresentações da peça Quem Faz Gemer a Terra em diversas cidades da região norte e central da Itália, atingindo 1.170 espectadores.

O espetáculo foi apresentado nas cidades de Fregona, Cesio Maggiore, Folina, Givera del Montello, Arsie, Pieve di Soligo, Vittorio Vêneto, Caneva, Salzano, Pedavena, Parma, Faenza e Villa Sant’Angelo. A peça, adaptação do romance do escritor gaúcho Charles Kiefer, foi traduzida pelo diretor de teatro Carlo De Poi, do Grupo de Teatro “Colletivo di Ricerca Teatrale”, da cidade de Vittorio Vêneto.

As apresentações, realizadas em italiano, foram muito bem recebidas pelo público italiano. A história de um pequeno agricultor descendente de imigrantes emocionou e provocou o interesse dos italianos sobre aspectos sociais e culturais do Brasil. O espetáculo também recebeu elogios da crítica. O Jornal Corriere delle Alpi, em matéria intitulada “A Imigração na América do Sul em um Espetáculo Intenso”, destaca: “Aquilo que impressiona na peça... é o estilo recitativo, extremamente ‘moderno’... Jerson Fontana, um ator de fato, consegue evitar os riscos do teatro político, a retórica dos espestáculos de tese, graças à sua sensibilidade humana, à flexibilidade dos tons emotivos, à capacidade de interpretar com ‘autencidade’ momentos trágicos e comoventes, como no caso de Mateus, atribuindo-lhe uma verdade universal.”


Fonte: A Tribuna - Santo Ângelo

Nenhum comentário: