sábado, 30 de novembro de 2013

30 anos da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança comemora neste ano, 30 anos de atuação nas comunidades do Brasil.

Criada em 1983, a Pastoral “nasceu” em Florestópolis (PR) e hoje atua em várias nações, inclusive no Haiti, onde Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, faleceu durante um terremoto. Hoje a Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças.

Os números da Pastoral da Criança são importantes e impressionantes: Em 2012, acompanhou 1,3 milhão de crianças, 70 mil gestantes e 1 milhão de famílias. E enquanto no País o índice de mortalidade infantil foi de 15,6%, nas comunidades atendidas pela Pastoral esse índice foi de apenas 8,8% de óbitos por mil nascidos vivos.

A Pastoral da Criança tem 202 mil voluntários, dos quais 110 mil são líderes que dedicam, em média, 24 horas ao mês ao trabalho de cuidar das crianças do Brasil. Ela está presente em 36 mil comunidades de 3.821 municípios.

>> Saiba mais, acesso o site da Pastoral: www.pastoraldacrianca.org.br


Automóvel, o cigarro do futuro



A questão real é esta: motorista, você não está no congestionamento, você é o congestionamento. Os carros são responsáveis por congestionamentos, essa é a conclusão do estudo Indicadores de Mobilidade Urbana, da Pnad, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Isso parece óbvio para você? E, de fato, é. Segundo o Ipea, mais da metade dos domicílios brasileiros já dispõe de pelo menos um veículo para atender os deslocamentos de seus moradores, com forte tendência de crescimento da posse desse bem verificada nos últimos anos, principalmente depois que o governo passou a incentivar a compra de automóveis.

Se, por um lado, isso indica que a população está tendo acesso a carros, por outro significa grandes desafios para as cidades e seus sistemas de mobilidade, com reflexos diretos sobre a degradação das condições de mobilidade de todos. Viu? É óbvio.

Se continuarmos incentivando a compra de veículos, cada vez mais domicílios terão acesso ao veículo privado, já que quase metade deles ainda não possui automóvel. Um dos grandes desafios das metrópoles brasileiras é atuar fortemente para reverter essa situação. E, para tanto, é necessário inicialmente reconhecermos o óbvio. Não dá para continuar simplesmente colocando mais carros nas ruas e achar que tudo se resume a novas obras de infraestrutura como a única solução.

Do contrário, novos viadutos serão apenas caminhos mais rápidos de se chegar a novos congestionamentos, deixando os motoristas e passageiros cada vez mais estressados. Transporte público de qualidade e eficiente, políticas públicas e ações de estímulo a pedestres e ciclistas, implantação de sistemas públicos de bicicletas compartilhadas, hoje já presentes em mais de 500 cidades ao redor do mundo, de Dubai ao Havaí, e, agora, em Salvador, também são apontados como importantes para tornar as cidades lugares melhores, como relatou a conceituada revista britânica The Economist:

“As comunidades que têm investido em projetos para pedestres e para bicicletas têm se beneficiado com a melhoria da qualidade de vida, população saudável, maiores valores imobiliários locais e redução da poluição atmosférica. Assim, como o transporte público de massa modificou o desenvolvimento dos subúrbios das cidades, o aluguel de bicicletas está moldando os centros urbanos de maneira sutil.”

No entanto, no Brasil, o governo tributa mais as bicicletas do que os carros. Estudo divulgado pela Tendências Consultoria, realizado para a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), mostra que o imposto que incide sobre as bicicletas no país é de 40,5%, em média, contra 32% dos tributos no preço final dos carros. A falta de incentivo fica clara na comparação do IPI: a alíquota do tributo federal é de 3,5% para carros populares, ante 10% para as bicicletas produzidas fora da Zona Franca de Manaus.

Com isso, o Brasil tem umas das bicicletas mais caras do mundo. Caso a situação atual não encontre novos rumos, estaremos muito perto de concretizar a profecia do urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba: “O carro é o cigarro do futuro”. Levando-se em conta a poluição proveniente dos veículos movidos a gasolina, óleo diesel e outros combustíveis, é inevitável a necessidade que países precisem adotar em futuro próximo medidas em favor da sustentabilidade também nessa área. Não há outra alternativa.

Assim como cigarros, os carros serão gradativamente proibidos nos locais públicos. Isto já acontece em várias cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia, onde circular de carro pelo centro é um privilégio de poucos. O deslocamento diário será feito em um transporte público otimizado, seguro, e de qualidade. O automóvel será usado em viagens e para o lazer e não para ir e voltar todo o dia do trabalho.

Qualquer movimento diferente desse significa cidades caóticas, poluídas e cidadãos estressados e doentes. Mobilidade urbana no século 21 baseia-se no tripé infraestrutura, planejamento urbano e mudanças comportamentais, tanto dos gestores como dos usuários. É um esforço que depende do avanço dos “três pés” ao mesmo tempo.


fonte: Bicicletas


domingo, 24 de novembro de 2013

Missões: Patrimônio da Humanidade



Em comemoração aos 30 anos da declaração do Sítio de São Miguel Arcanjo como Patrimônio da Humanidade, a Secretaria do Turismo (Setur/RS) promove o seminário internacional Missões - Patrimônio da Humanidade: turismo cultural e preservação, nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Miguel das Missões. A atividade ocorre em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e prefeitura do município.

O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo abriga parte da antiga redução Jesuítica-Guarani de São Miguel Arcanjo, fundada por volta de 1687, e o Museu das Missões, inaugurado em 1940. A elevação à Patrimônio da Humanidade reconheceu o valor histórico do local, que também completa 75 anos de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

De acordo com a secretária do Turismo, Abgail Pereira, o sítio é parte importante da história do Rio Grande do Sul e, como tal, deve ser valorizado. “Estamos investindo nas Missões com o objetivo de atrair ainda mais turistas às ruínas. Entre as ações que estamos realizando com esse intuito, além da realização deste seminário, foi firmado um convênio com a Associação Amigos das Missões onde a Setur repassou R$ 185 mil para a aquisição de áudioguias em sete idiomas para o espetáculo Som e Luz, além de uma versão infantil em português, espanhol e guarani e uma em libras para auxiliar os deficientes auditivos”, disse.

Abgail destacou ainda que a Setur faz está inserida em um projeto do PAC das Cidades Históricas, do Ministério do Turismo (Mtur), que prevê a construção de um Centro Cultural das Missões, onde haverá um local diferenciado para receber os turistas.

As inscrições para o seminário internacional Missões - Patrimônio da Humanidade: turismo cultural e preservação, que será realizado no Hotel Park Tenondé, podem ser feitas pelo e-mail parque.missoes@iphan.gov.br ou pelo telefone (55) 3381-1399.


Confira algumas atrações da programação, que ocorre de 29 de novembro até 13 de dezembro:

9 de dezembro – Segunda-feira

9h – Exposição “A Trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul, na Antiga Sacristia

9h30min – Reunião da organização das Cidades Patrimônio Mundial, no Tenondé Park Hotel.

14h – Lançamento da revista Busine$, no Tenondé Park Hotel

17h – Solenidade Oficial de Homenagem às “Ruínas de São Miguel – 30 anos – Patrimônio Cultural da Humanidade, com a presença da secretária do Turismo, Abgail Pereira

19h – Apresentação do Coral Guarani – Aldeia Alvorecer

Show com Pedro Ortaça

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no palco em frente às Ruínas

21h30min – Espetáculo Som & Luz, nas Ruínas de São Miguel.


12 de dezembro - Quinta-feira

8h30min - Abertura oficial com a presença da secretária do Turismo, Abgail Pereira

9h30min – Painel História e Arqueologia nas Missões, com Arno Kern, PUC – Arqueologia histórica nas missões jesuíticas coloniais platinas, Eduardo Neumann, UFRGS – A escrita indígena nas reduções do Paraguai (séculos XVII e XVIII), Walmir Pereira, Unisinos – Patrimônio Cultural da Humanidade e os guarani Mbya

Moderação: Ronaldo Colvero, Diretor UniPampa – Campus São Borja

12h – Intervalo

13h30min – Painel Arte, Arquitetura e Urbanismo nas Missões, com Ramón Gutierrez, CONICET, Argentina – Urbanismo das missões guaranis – um modelo alternativo, Darko Sustersic, UBA, Argentina – Contribuição dos Guarani no desenvolvimento de novos padrões artísticos na imaginária e na arquitetura missioneira e Myriam Ribeiro de Oliveira, UFRJ – O universo iconográfico das imagens jesuítas do tipo missioneiro: notas para uma abordagem geral do tema

Moderação: Eduardo Hahn – Superintendente IPHAN-RS

15h30min – Intervalo

16h - Painel Antropologia e Etnologia nas Missões, com Beatriz Freire, IPHAN – Missões revisitadas: o Registro de São Miguel Arcanjo a partir de concepções Guarani, Flávio Leonel Abreu da Silveira, UFPA – Paisagem missioneira e transculturação na porção austral brasileira e Ariel Ortega , cineasta e cacique da Aldeia Koenju

Moderação: Muriel Pinto, Unipampa - Campus São Borja

18h30min – Encerramento

20h – Cinema nas Ruínas – apresentação do filme Duas Aldeias, uma Caminhada, realizado pelo grupo de jovens guaranis (sacristia da antiga igreja de São Miguel Arcanjo)
21h30min – Espetáculo Som e Luz


13 de dezembro – Sexta-feira

9h – Painel Marketing do Turismo Cultural, com Américo Córdula, Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Victor Toniolo, Coordenador de Acompanhamento e Estruturação de Produtos Embratur, Carlos Augusto Silveira Alves, Presidente da Associação Amigos das Missões e Camila Mumbach, Diretora de Promoção e Marketing da Setur/RS

Moderação: Geovani Gisler, Instituto Iguassu-Misiones

12h – Intervalo

13h30min - Painel Patrimônio e Turismo Cultural nas Missões, com Pedro Salmeron, Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico (IAPH), Espanha – Estratégias comparadas sobre turismo cultural nos Guias da Paisagem de Alhambra e Sevilha: bases de partida para o caso das Missões Jesuítico-Guarani, Andrey Schlee, IPHAN/Brasília e Ramón Gutierrez, CONICET, Argentina – Projeto Itinerário Cultural do Mercosul - Missões

Moderação: Maximilianus Pinent – Diretor de Desenvolvimento do Turismo da Setur-RS

15h30min – Intervalo

16h - Painel As Missões como Patrimônio e Paisagem Cultural, com Ana Lúcia Goelzer Meira, IPHAN/RS – A trajetória do IPHAN nas Missões: da pedra e cal às referencias imateriais, Diego Luis Vivian, IBRAM – Museu das Missões: 1940 – 2013 e Pedro Salmerón, Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico - IAPH, Espanha – Guia da Paisagem das Missões

Moderação: Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões

18h30min – Encerramento

20h – Cinema nas Ruínas – apresentação do filme Duas Aldeias, uma Caminhada, realizado pelo grupo de jovens guaranis (sacristia da antiga igreja de São Miguel Arcanjo)

21h30min – Espetáculo Som e Luz


sábado, 23 de novembro de 2013

Final do Motovelocidade será em Rivera

Decisões na Fronteira da Paz 


O Autódromo Eduardo Prudêncio Cabrera, em Rivera, Uruguai, a apenas um quilômetro de Santana do Livramento (RS) – com a qual forma a conhecida Fronteira da Paz será o palco das decisões nos dia 06 a 08 de dezembro.

“A decisão do torneio será realizada em parceria com o Campeonato Nacional Uruguaio de Motovelocidade, que também coloca suas taças em jogo na final, os Uruguaios valorizam muito a cultura esportiva dos autódromos e será uma grande troca de experiência. Além disso, a pista irá propor novos desafios aos Brasileiros, já que é inédita e com características diferentes. O ponto de menor velocidade é em frente aos boxes, o que facilita a comunicação com os pilotos nas placas. E a reta mais rápida fica atrás dos boxes, com ótima visualização das arquibancadas naturais, onde o público costuma fazer as famosas costelas assadas”, descreveu Sampaio.

Com organização da Associação Gaúcha de Esportes Motociclísticos (AGEM), o GP Gaúcho de Motovelocidade tem o patrocínio de M3 Parts/Michelin e Sulfer. O evento conta com o apoio da Zuun Motorcycle, Chacal Fotografias, Curva do S, Revista Potência Máxima, Serjão Box Racing e Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, além da supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Federação Uruguaia de Motociclismo (FUM). 

O site oficial é owww.gpgaucho.com.br e www.sbkmercosur.com

Serviços:

Promoção: SBK Group/Moto clube Santana do Livramento/AGEM/Intendência de Rivera.

Credencial Box: R$ 50,00 e arquibancada: R$ 20,00


Mostra Internacional de Cinema em Santa Maria

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) passa a realizar a partir de dezembro de 2013, além do festival, uma mostra de cinema, com entrada gratuita, na cidade de Santa Maria, RS, Brasil.

A novidade é a I Mostra Internacional de Cinema, que nesse ano terá a América do Sul como tema. A curadoria dos filmes foi realizada pelo diretor do IECINE - Instituto Estadual de Cinema, Luiz Alberto Cassol.

Quem apresenta a mostra em conjunto com o SMVC é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

A Mostra acontecerá de 09 a 13 de dezembro e apresenta cinco produções e co-produções de longa-metragem da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Uruguai, que serão exibidas nas sedes da APUSM (abertura da mostra) e Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA) - Cineclube Lanterninha Aurélio. Em cada exibição haverá debate com um representante de cada filme e professores da UFSM e convidados da APUSM.

A partir de agora a equipe do SMVC organiza uma Mostra Internacional de Cinema ao final de cada ano. Já o tradicional festival competitivo Santa Maria Vídeo e Cinema, passa a ser realizado no primeiro semestre. Em 2014, a 12ª edição será na primeira quinzena de abril.

PROGRAMAÇÃO I MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA:

09 de dezembro – segunda-feira

20h – Abertura
Coquetel de Boas-vindas

Exibição do filme: "A Oeste do Fim do Mundo" (Brasil/Argentina)
Direção: Paulo Nascimento
Debate com representante do filme
Local: APUSM

10 de dezembro – terça-feira
20h - Exibição do filme: "Simone" (Brasil/Colômbia)
Direção: Juan Zapata
Debate com representante do filme
Local: CESMA

11 de dezembro – quarta-feira
20h - Exibição do filme: "El Padre de Gardel" (Uruguai)
Direção: Ricardo Casas
Debate com representante do filme
Local: CESMA

12 de dezembro – quinta-feira
20h - Exibição do filme: "Buscando al Comandante Andresito" (Argentina)
Direção: Camilo Gómez Montero
Debate com representante do filme
Local: CESMA

13 de dezembro – sexta-feira
20h - Exibição do filme: "Abuelos" (Equador)
Direção: Carla Valencia Dávila
Debate com representante do filme
Local: CESMA

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Três de Maio promove semana de combate à violência contra a mulher

3ª SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Programação ocorre entre 25 e 29 de novembro




A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Flor de Liz, promove a 3ª Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher, que tem como tema “Viver sem Violência é Mulher com Consciência”.

A programação inicia no dia 25 de novembro, dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com a entrega de adesivos e material informativo na rótula da Chaminé e encerra no dia 29 com uma atividade educativa.

O objetivo do evento é discutir, junto com a sociedade, temas relacionados à violência contra a mulher, dando ênfase a Lei Maria da Penha e sua efetividade na vida cotidiana dessas mulheres.

A 3ª Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher tem como parceiros o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, Artemaio e IMAMA. Participam profissionais que fazem parte da Rede de Atendimento, dentre eles a Brigada Militar, Polícia Civil, Promotoria de Justiça, Ministério Público, 2ª Vara de Justiça, SETREM, Secretaria Municipal da Saúde, CRAS e CREAS.

Acompanhe a programação do evento:

25/11/2013 – SEGUNDA-FEIRA

Abertura oficial com entrega de adesivos e material informativo na
rótula (chaminé)
Horário: 9h às 11h
Colaboradores da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher, Centro
de Referência da Mulher Flor de Liz e Conselho Municipal dos Direitos
da Mulher – COMDIM

26/11/2013 – TERÇA-FEIRA
Café da manhã com Empresários ACI/SINDILOJAS
Apresentação do Serviço do Centro de Referência da Mulher Flor de
Luz pela equipe técnica.
Local: Clube Buricá
Horário: 7h30min

27/11/2013 – QUARTA-FEIRA
Painel “A aplicabilidade da Lei Maria da Penha nos dias de hoje”.
Palestrante Dr. Pablo da Silva Alfaro – Promotor de Justiça de
Três de Maio – RS.
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Horário: 9h30min

28/11/2013 – QUINTA-FEIRA
Capacitação da Rede de Atendimento pela Secretaria Estadual de
Políticas para as Mulheres
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Vereadores

29/11/2013 – SEXTA-FEIRA
Atividade Educativa sobre Violência contra a Mulher para
funcionárias municipais da Prefeitura Municipal de Três de Maio
Horário: 12h30min
Local: Câmara Municipal de Vereadores


terça-feira, 12 de novembro de 2013

Memorial dos Festivais neste sábado no Centro Cívico



Memorial dos Festivais inicia segunda edição em Santa Rosa


Depois de uma bem-sucedida primeira edição, em que dez cidades gaúchas receberam a exposição de textos e fotografias que marcaram as mais de quatro décadas dos festivais de música no Rio Grande do Sul e no país, o Memorial dos Festivais volta agora repaginado e disposto a apresentar e discutir canções que marcaram essa história de emoção, arte e fortalecimento da cultura rio-grandense.
A primeira parada da nova edição do Memorial dos Festivais é Santa Rosa, cidade cuja história musical se confunde com o Musicanto Sul Americano de Nativismo. Em 2013, o festival dará espaço para o Trilhas Musicanto, um evento preparatório para a mostra competitiva, que deverá ser retomada em 2014. No Trilhas Musicanto (que ocorre nos dias 14, 15 e 16 de novembro), a apresentação do Memorial dos Festivais ocorrerá no sábado (16), às 21h30min, como encerramento das atividades.

Memorial repaginado para emocionar e provocar reflexão

Em sua segunda temporada, o projeto Memorial dos Festivais usa recursos visuais e sonoros para contar e relembrar como foram os mais de 40 anos dos eventos musicais que ajudaram a construir a identidade artística e cultural do Rio Grande do Sul. Se na primeira edição painéis estáticos apresentaram fotos e um resumo histórico das primeiras quatro décadas, agora, na segunda edição, o objetivo é mexer com outros sentidos. Além de palestras, comentários e projeção de capas de discos representativos para os gaúchos, o público das 10 cidades que receberão o Memorial dos Festivais poderá ouvir e cantar junto os clássicos nativistas que não saem da cabeça de quem ama a música e a arte do Rio Grande do Sul.
“Trazer o Memorial dos Festivais para Santa Rosa durante a realização do Trilhas Musicanto é também a oportunidade precisa de abrir um debate franco e necessário sobre o atual momento de eventos como o Musicanto, trazendo esta pauta para a comunidade acompanhada de personalidades engajadas ao movimento cultural do Estado, para que se abra um debate franco sobre o que queremos para o presente e futuro deste importante evento cultural”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Santa Rosa, Anderson Farias.
O Memorial dos Festivais é um projeto cultural realizada pela Tabla Produções Artísticas em parceria com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e patrocinado pela Petrobras, com financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


SERVIÇO

O que: Memorial dos Festivais - 2ª edição em Santa Rosa.
Quando: 16 de novembro de 2013, às 21h30min
Onde: Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges (Santa Rosa)
ENTRADA FRANCA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Escritor Magnus Langbecker com novos lançamentos

Na próxima segunda-feira, dia 18, o escritor Magnus Langbecker (foto) recepciona amigos e leitores para o lançamento da coletânea "Livre para voar", editado pela Andross, que reúne contos e crônicas de autores de todo o Brasil. O evento está programado para ocorrer na Bar do Zé (ou Lancheria Tagreli), às 19 horas.

LIVRE PARA VOAR traz uma primorosa seleção de trabalhos literários incluindo "FERRAMENTA DE LUTA", texto de autoria de Magnus Langbecker. Ao mesmo tempo que autografa e comercializa o novo trabalho, o autor realiza nova sessão de seu trabalho solo, "ESSE CARA NÃO SOU EU!".

Adquira o seu exemplar!
LIVRE PARA VOAR - R$ 20,00
ESSE CARA NÃO SOU EU! - 10,00
LIVRE PARA VOAR + ESSE CARA NÃO SOU EU! - IMPERDÍVEL R$ 25,00


terça-feira, 5 de novembro de 2013

TECNICON entre as 50 maiores empresas do país

O tradicional ranking das maiores empresas de software do país, realizado pela revista Série Estudos, apresentou a TECNICON, em 39º lugar no ano de 2013, sendo a única empresa com sede no Rio Grande do Sul na seleta lista.


Claudiomiro Fernando Rex, CEO da Tecnicon.


O estudo foi baseado em dados secundários sobre licenças, manutenção e SaaS, além de indicadores como receita, peso de determinados segmentos no negócio, serviços (como outsourcing e BPO) e o crescimento alcançado pelas empresas durante o período de 2011/2012.

A TECNICON ganhou destaque por seu desempenho no mercado e visibilidade alcançada pela marca nos últimos anos, além de sua forte expansão por todo o país. Com sede em Horizontina/RS, atende todo território nacional, com unidades próprias nas principais regiões econômicas do país.

Para saber mais, acesse o site da empresa: www.tecnicon.com.br 



domingo, 3 de novembro de 2013

Financiamento de mídia independente




A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) apresentou no dia 30 de outubro (quarta-feira), na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, um relatório com propostas para o financiamento de mídia independente. O documento foi formulado por uma subcomissão, da qual a parlamentar foi a relatora, e que desde dezembro de 2011segue discutindo o tema. 

A relatora considerou que o texto final da subcomissão é uma “repescagem da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom)” e dos debates que têm sido feitos na Câmara. Segundo ela, espera-se com o documento apresentar “proposições que reflitam o pensamento da casa e dos movimentos sociais sobre o assunto”.

A subcomissão, que realizou audiências públicas em Recife (PE) e Brasília (DF), considerou como eixos fundamentais do debate a venda de espaço publicitário das mídias independentes e a criação de fundos de incentivo. O relatório conclui apresentando nove proposições, dentre sugestões de projetos de lei, recomendações a órgãos do poder executivo e a criação de uma “Lei Rouanet da mídia independente”.

Uma das propostas sugere a formulação de um projeto de lei que garanta “no mínimo, 20% das verbas destinadas à publicidade dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário Federais em divulgação por meio de emissoras de radiodifusão comunitária, de radiodifusão educativa e de veículos de comunicação caracterizados como microempresa, empresa de pequeno porte ou empresa individual de responsabilidade limitada”. Ainda de acordo com o relatório, a publicidade poderia ocupar até 20% da irradiação diária das emissoras comunitárias.

De acordo com o relatório, a referência para as discussões foi a existência de “uma mídia popular, que emerge de grupos da sociedade organizada, e que tem como principal objetivo promover novos canais de informação, que possam ampliar o acesso à informação e contribuir para a democratização das comunicações no Brasil”. O conceito abrange emissoras de rádio e TV comunitárias e educativas; produtoras brasileiras regionais independentes; veículos de comunicação de pequeno porte; além de alguns canais de programação de distribuição obrigatória transmitidos por meio da televisão por assinatura.

A votação do relatório estava prevista para esta quarta, mas foi adiada, a pedido dos deputados Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e Jorge Bittar (PT-RJ). O relatório pode ser acessado na íntegra na página da Câmara.



sábado, 2 de novembro de 2013

Festival de Curtas da Setrem apresenta os vencedores

Vencedores foram homenageados em evento realizado na Câmara de Vereadores de Três de Maio. 




A noite desta sexta-feira, 1º, foi de premiação na Câmara de Vereadores de Três de Maio para os vencedores do Troféu Omar, maior evento promovido pelo Grêmio Estudantil SETREM (GESE). O festival de curta metragem ocorre desde o ano de 2002 com o objetivo de reconhecer, incentivar e premiar os admiradores da arte cinematográfica, como atores, diretores, roteiristas, entre outros amadores que se motivam a produzir curtas e vídeo clipes musicais.

O nome dado é uma homenagem prestada ao professor Omar Klein por todos os estudantes da Sociedade Educacional Três de Maio. O homenageado acompanhou a premiação dos vencedores. Segundo o presidente do GESE, Vitor Classmann, todos os anos o Troféu Omar tem como objetivo promover a integração entre alunos e professores, e fazer com que a arte seja incentivada.

Os vencedores foram:
- Melhor filme: Noite na Taverna (SETREM)
- Melhor ator: Matheus Keh (Escola Mun. Germano Dockhorn)
- Melhor atriz: Morghana Fin (SETREM)
- Melhor ator coadjuvante: José Fin (Escola Mun. Germano Dockhorn)
- Melhor atriz coadjuvante: Letícia Eickhoff (SETREM)
- Melhor trilha sonora: Noite na Taverna (SETREM)
- Melhores efeitos especiais: A Guerra do Fogo (Escola Mun. Germano Dockhorn)
- Melhor figurino: Noite na Taverna (SETREM)
- Melhor documentário – Feudalismo na Europa (SETREM)


 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Conselho de Cultura tem novo presidente

Ricardo Ribas assume o Conselho de Cultura


A nova diretoria conta com oito setoriais e oito integrantes do Poder Público

Ricardo Ribas assume presidência do Conselho
Municipal de Políticas Culturais

SANTA ROSA - O ativista Ricardo Ribas foi eleito presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais em processo encerrado na quarta-feira, 30. Ele substitui Luciane Miranda. A nova diretoria conta com oito setoriais e oito integrantes do Poder Público. Completa a nominata, como vice-presidente Tairone Palczykowski, o secretário Clairto Martin, assessorado pelo servidor da Cultura, Elton Schmorantz.

A eleição encerra a reestruturação do Conselho, ocorrida ao longo do ano. Outras setoriais (segmentos) podem se integrar ao órgão, desde que tenham representatividade mínima de seis pessoas. A primeira e mais crucial luta da nova gestão é chegar a um entendimento com a Prefeitura que leve à publicação do edital para financiar novos projetos. O Fundo Municipal de Cultura não foi viabilizado em 2013.




quinta-feira, 31 de outubro de 2013

As novas linguagens do teatro

Camila Maciel / Repórter da Agência Brasil





São Paulo - A primeira Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo (USP) ocorre de hoje (31) até 15 de dezembro e pretende mostrar como o tema “Realidades incendiárias” nas recentes mobilizações mundiais se traduz nos palcos. Na lista de peças vindas do exterior estão produções do Líbano, da Argentina, Cisjordânia, Eslovênia e Tunísia. De acordo com a curadoria da mostra, os espetáculos se destacam pela ousadia em desafiar padrões estéticos vigentes.

"O tema escolhido [“Realidades incendiárias”] tem o sentido tanto de entender o palco como uma realidade transformadora, quanto [de entender] como ela é retratada por esse palco. Foi aí que chegamos a esses países, onde os conflitos são, infelizmente, ainda presentes", explica Celso Frateschi, diretor do Teatro da USP (Tusp). Ele reforça que o olhar para seleção dos espetáculos foi, sobretudo, artístico. "A curadoria não teve nenhuma preocupação em atender a algum tipo de demanda comercial existente."

Para a diretora teatral Deise Abreu Pacheco, integrante da curadoria da mostra, uma das discussões propostas pela bienal será o próprio enquadramento das produções em uma categoria. "Não são espetáculos o que a gente vai mostrar. É difícil nomear. São, na verdade, experiências muito radicais que tratam de questões da vida dessas pessoas", disse. Os curadores acreditam que, ao assistir a todas as apresentações, o público terá experiências diferenciadas. "Nenhuma é contemplativa, mas a forma como isso se dá é variada", complementou Ferdinando Martins, vice-diretor do Tusp.

A mostra será aberta às 14h, no Tusp, com o 66 Minutes in Damascus, do diretor libanês Lucien Bourjeily, inédito no Brasil. Com sessões seguidas para apenas oito pessoas de cada vez, o espetáculo levará o público a uma imersão cênica que propõe a experiência próxima à realidade de um turismo de guerra. A produção foi composta a partir do relato de jornalistas estrangeiros e ativistas locais sobre os centros de detenção sírios. Os turistas, que são os próprios espectadores, são presos pelo serviço secreto do país.

Outra atração internacional é a peça argentina Mi Vida Después, da diretora Lola Arias. O espetáculo promove o encontro de seis atores nascidos na década de 1970 com a juventude de seus pais a partir de fotos, cartas, fitas, roupas e memórias. Da Cisjordânia, o diretor Gary M. English traz o espetáculo The Island, que reconta a história do apartheid. Serão apresentados ainda os espetáculos estrangeiros Damned Be Traitor of His Homeland! (Eslovênia/Croácia); e Macbeth - Leila and Ben: a Booldy History (Tunísia).

Quatro espetáculos nacionais completam a programação da bienal. No dia 5 de novembro, às 20h30, o grupo Desvio Coletivo discute, na peça Pulsão, a motivação da vida por meio de jogos relacionais e de cenas que operam no limite entre o teatro e a performance. "O roteiro surgiu quando estava em um hospital vivendo uma situação limite ", contou Marcos Bulhões, diretor-geral do espetáculo. Ele considera positivo que a mostra selecione apresentações que fujam do apelo comercial. "Acreditamos que o espaço pedagógico permite esse tipo de ruptura."

O diretor do Tusp aposta que essa independência comercial, tendo em vista que todo o financiamento é da USP, será um diferencial da mostra em relação a outros festivais. "Como universidade, o que nos caberia fazer? Achamos que não seria correto que fôssemos para uma disputa de trazer o espetáculo mais importante do mundo. Nosso olhar foi tentar colocar questões que, pela característica dos festivais existentes, não se consegue colocar. Abrir essa questão estética", justificou Frateschi.

A programação nacional terá também os espetáculos BadenBaden, do Coletivo Banal de Florianópolis (SC);Arqueologias do Presente: a Batalha da Maria Antônia, da diretora Cristiane Zuan Esteves (SP), e Outro Lado, dirigido por Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria, de Minas Gerais. A mostra conta ainda com atividades gratuitas de conferências, workshops e minicursos que podem ser conferidas no endereço www.usp.br/bienaldeteatro.

fonte: Brasil 247


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A biometria e o totalitarismo

Por Mauro Santayana, em seu blog

Estranhíssima resolução da Justiça Eleitoral determina coleta de dados físicos dos cidadãos. Medida não tem justificativa razoável e pode prestar-se a fins obscuros e antidemocráticos


É necessário refletir sobre Estado, Sistema e indivíduo, neste momento em que o TSE está implementando — por simples Resolução – o Recadastramento Biométrico obrigatório da população brasileira.

Bakunin nos recorda que, na maioria das vezes, a cada aumento da autoridade do Estado, corresponde igual ou maior diminuição da liberdade do cidadão. John Locke, na mesma linha, reflete que a finalidade da justiça – e da Lei – não pode ser nunca a de abolir ou restringir a Liberdade, mas sim, de fortalecê-la e aumentá-la.

E lembra que cada homem é proprietário de sua própria pessoa, e, com relação a ela, a ninguém poderá ser dado o direito de estar acima dele.

Há que se tomar cuidado com a biometria. Os nazistas a usavam para medir o crânio de ciganos e judeus, Mengele arrancava os olhos de crianças gêmeas para classificá-los pela cor da íris. Membros masculinos de prisioneiros de campos de extermínio eram amputados e guardados em vidros, cheios de formol, no “museu” de biologia racial de Munique.

O objetivo era catalogar e separar – como se fosse possível em compartimentos estanques – toda a herança genética humana estabelecida pelo acaso, durante milhares de anos.

No mundo inteiro, as mentes mais lúcidas estão se perguntando qual será o próximo passo, no controle do indivíduo pelo Sistema. Os governos espionam nossas comunicações. Softwares de reconhecimento facial são usados para reconhecer-nos na multidão. Sinais de celular são usados por drones para localizar, via satélite, seus alvos, matando, no processo, dezenas de civis inocentes.

Quando o Estado nos obrigará a deixar que nos registrem o fundo da pupila, ou recolherá o DNA de nossas bocas?

O que será feito desse banco de dados, quando concluído? Há poucos meses, não fosse pronta intervenção da Ministra Cármen Lúcia, dados pessoais de todos os eleitores brasileiros teriam sido entregues, graciosamente, pelo TSE, ao Serasa, instituição privada de controle de crédito.

O que irá ocorrer se a polícia pedir uma cópia desses arquivos? O cidadão saberá que dados recolhidos para fazer seu novo título poderão ser usados um dia contra ele? E se formos invadidos por outro país, ou, por causa de uma tentativa de golpe, voltarmos a mergulhar no autoritarismo?

Onde se esconderão nossos heróis, no futuro, se os repressores puderem identificar qualquer um, em segundos, com um simples toque do dedo de um suspeito, na passagem de uma barreira ou no meio de uma manifestação?

Quantos inocentes não teriam sido capturados, antes de conseguir escapar da Europa nazista, caso seus algozes tivessem acesso à internet, a um scanner de dedo e a um banco de dados como esse?

A essência da democracia está na possibilidade de se resistir ao Sistema quando o Sistema erra. Cada vez que tolhemos e aumentamos o controle sobre o indivíduo, fazemos o mesmo com nossos filhos e netos, e com o destino da liberdade, amanhã.



O que a Letícia foi fazer no México?

Letícia Raddatz está no México para participar do congresso.
Começou nesta segunda-feira (28), na cidade de Oaxaca, México, o 1º Congresso Internacional “Os Povos Indígenas da América Latina, séculos XIX-XXI. Avanços, perspectivas e desafios”.

Informações do site sobre o evento ressaltam que o encontro busca fortalecer a cooperação e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa que trabalhem com os povos indígenas latino-americanos.

O evento ocorre no Instituto Cultural de Oaxaca até a próxima quinta-feira (31).



Tuparendi

Letícia Raddatz, nascida em Tuparendi e funcionária do Banrisul, integrante da direção do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa e região, deslocou-se até a cidade mexicana para participar do evento. Segundo ela, “aproveitei o período das minhas férias e resolvi participar do evento para vivenciar mais de perto as diversas culturas indígenas da América Latina. Meu objetivo é ampliar horizontes e conhecimentos através da participação em palestras e práticas que o evento proporcionará aos participantes”, declarou. Em conversa com o editor da Revista Afinal, Letícia confirmou que viajou por conta própria e que não representa nenhuma instituição. Ela deverá retornar para Santa Rosa dia 5 de novembro.

>> Para saber mais sobre o Congresso, acesse www.congresopueblosindigenas.org




segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mídia democrática: Argentina 4 x 0 Brasil

Por Pedro Ekman*, no Intervozes




Desde a aprovação da Lei de Meios, multiplicaram-se, no país vizinho, TVs e rádios públicas e comunitárias. Fatos e números mostram resultados concretos da garantia do Direito à Comunicação


A Argentina comemorou quatro anos de vida da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual 26.522, popularmente conhecida como lei de meios, no dia 10 de outubro. Os resultados produzidos pela lei construída para democratizar a comunicação no país saltam aos olhos, mesmo que o monopólio siga com todos os esforços para interditar a aplicação integral da regra.

O Grupo Clarín recusa-se a cumprir o artigo 161 da lei e mantém uma batalha judicial para que não seja obrigado a compartilhar o espaço que ocupa no sistema de comunicações com outras vozes. O artigo é um dos principais instrumentos de desconcentração da propriedade dos meios e de promoção da diversidade e da pluralidade, pois define que cada grupo deve ter, no máximo, 24 licenças de TV a cabo e 10 licenças de serviços abertos (TV aberta, rádios AM e FM). Estabelece, ainda, que aqueles que excederem esse limite devem apresentar um plano de adequação devolvendo as licenças que tiver em excesso para que todos possam ter o direito a ocupar esse espaço que, afinal de contas, é público.

O Clarín possui nada menos que 240 licenças de TV a cabo, 9 de rádios AM, 1 de FM e 4 de TV aberta. Depois de ter vista a falência da estratégia de chamar a lei de meios de “lei mordaça”, dado o amplo apoio popular ao instrumento multiplicador de vozes, o grupo monopólico se resignou a defender que tinha direito de ficar com todas as licenças, mesmo que isso não fosse o mais democrático. O Clarín agora reivindica abertamente o direito de ter o monopólio que adquiriu ao longo da história, porém a história agora é outra.

Mesmo com boa parte do espectro radiodifusor nas mãos do monopólio, a lei já criou um ambiente com uma diversidade de vozes que faz inveja a países como o Brasil. Os números do que já foi feito em 4 anos dão a dimensão da mudança. Desde a aprovação da lei de meios, foram instaladas, na Argentina, 152 rádios em escolas de primeiro e segundo graus, 45 TVs e 53 rádios FM universitárias. Se, no Brasil, os povos originários lutam para não perder direitos constitucionais, no país vizinho eles já passaram a ter o seu primeiro canal na TV aberta e 33 canais de rádio. A posse de meios de comunicação por parte desses povos era proibida antes da nova lei entrar em vigor.

Além de distribuir o espaço de forma mais equilibrada e plural, a lei de meios também começa a transformar radicalmente a economia setor. Mais de 65% do país está coberto por cooperativas de operadoras de TV a cabo e a distribuição gratuita de 1 milhão e duzentos mil codificadores digitais já possibilita a cobertura de 82,5% do território com TV digital aberta. Mais de 4.200 horas de conteúdos e 900 séries de ficção foram produzidas com fomento federal e distribuídas em mais de 30 canais nacionais e estaduais. A Argentina agora conta com 9 polos de produção audiovisual e 100.000 novos postos de trabalho no setor.

Centenas de comunicadores também surgiram nos últimos quatros anos. E para comemorar a política pública que tem tornado efetivo o direito à comunicação e transformado milhões de consumidores em comunicadores ativos não se restringiu a um tradicional ato público, eles foram reunidos no Primeiro Encontro de Comunicação dos Territórios. Nele, compartilharam experiências que estão sendo construídas do extremo norte do país à Patagônia, não mais apenas na cidade de Buenos Aires. O evento aconteceu na antiga Escola de Guerra Naval, hoje transformada no Espaço da Memória e de Defesa dos Direito Humanos. Não há como descrever a emoção de ver os corredores onde 5.000 pessoas foram torturadas, mortas e desaparecidas pela ditadura tomados por pessoas que comemoravam a vitória da democracia. Some-se a isso o fato do espaço não se dedicar apenas à memória, mas também à defesa dos direitos humanos, o que faz dele um espaço vivo que abriga, além do Arquivo Nacional da Memória a Universidade da Madres de Mayo, a produção de um dos canais de TV Públicos e diversas outras estruturas de organizações de ativistas defensores de direitos humanos.

A mesa que abriu os trabalhos estava composta pelo Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Trabalho Emprego e Seguridade Social, Ministério de Relações Exteriores, Comissão Nacional de Comunicação e Autoridade de Serviços de Comunicação Audiovisual (AFSCA) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA). A composição nos dá a dimensão do que é trabalhar os diretos humanos como uma política de Estado e não apenas como uma pasta secundária. O INTA é o instituto equivalente à EMBRAPA no Brasil. Se levarmos em conta que foi o INTA o setor que mais mobilizou comunicadores para o evento, conseguiremos entender o que de fato significa construir políticas públicas que considerem a comunicação como direito e não como um negócio comercial. Um país que assume essa postura permite que se torne uma ferramenta importante não apenas para jornalistas e produtores audiovisuais, mas também para camponeses, povos originários e cidadãos.

-

*Pedro Ekman é integrante da Coordenação Executiva do Intervozes



domingo, 27 de outubro de 2013

Vestibular de Verão 2014 do IESA

Estão abertas, desde o dia 21, as inscrições para o Vestibular de Verão 2014 do IESA. O prazo encerra-se no dia 29 de novembro, com aplicação da prova no domingo, 1º de dezembro.

Para esta edição serão disponibilizadas 643 vagas para os seis cursos de graduação: 100 vagas para Administração, 100 para Biomedicina, 80 para Ciências Contábeis, 163 para Direito, 100 vagas para Fisioterapia e outras 100 para o curso de Pedagogia.
Para disputar a seleção, o candidato precisa realizar inscrição junto ao portal iesanet.com.br. No primeiro mês, de 21 de outubro a 21 de novembro, a taxa de inscrição será de R$ 30. Já na última semana, de 22 a 29 de novembro, a inscrição passa a ser de R$ 50.

Prova

Aplicada no dia 1º de dezembro, entre 9h e 12h, a prova será composta de redação, sobre um tema da atualidade, e 30 questões objetivas sobre o conteúdo do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Química e Conhecimentos Gerais.

Do total de vagas, 20% são reservadas para candidatos que optarem pelo ingresso com a nota do Enem.

EAD

No IESA, também seguem abertas as inscrições para os cursos à distância em Pedagogia (licenciatura), Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais – estes dois últimos na condição de tecnólogo, com duração de dois anos.


Atleta santa-rosense integra seleção que venceu torneio na Hungria

Destaque na Europa, atleta santa-rosense 
pode voltar ao Brasil

Deonise Fachinello Cavaleiro


Depois de atuar por sete anos na Europa, a atleta santa-rosense de handebol Deonise Fachinello Cavaleiro pode voltar a jogar por uma equipe brasileira. Tudo vai depender das condições que apontem para a participação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A atleta nascida em Santa Rosa há 30 anos, se tornou um dos maiores destaques do handebol mundial. Atuou por equipes no Brasil, depois rumou para a Europa onde atuou em equipes da Espanha, Áustria e França.

- “É uma possibilidade que existe, tendo uma estrutura onde eu possa manter um nível técnico alto para poder chegar bem em 2016, por que não?", comentou. Deonise que vive uma ótima fase na Europa, onde foi eleita a melhor de sua equipe, o Hypo, da Áustria, na disputa da Champions League.

Atualmente integra a equipe do Hypo NÖ, da Áustria. “Estou na equipe desde a temporada passada onde conquistamos os títulos da Liga Austríaca, Copa da Áustria e Recopa da Europa. Deonise conversou com o editor:

Quando foi a última vez que esteve em Santa Rosa?

Já faz muito tempo. Quando jogava pela equipe gaúcha da Ulbra/Altero/Paquetá fui um fim de semana relembrar onde tinha nascido. Uma pena não poder ter ficado mais tempo, gostaria de conhecer mais sobre Santa Rosa.

Qual a impressão que teve da cidade?

Fui embora muito pequena (tinha 2,5 anos quando a família se mudou para Ivaí, Paraná), mas a lembrança que tenho é de uma vida limpa, em todos os sentidos. Um povo muito amigo. Lembro que a casa dos meus pais tinha sempre os vizinhos conversando e todos se ajudando no que fosse preciso. Isso é algo que vou levar para sempre, essa pureza da amizade entre as pessoas.

Deixou parentes em Santa Rosa?

Tenho um tio e alguns primos por parte de pai. Infelizmente é difícil de manter contato com eles porque há muitos anos estou longe e acabamos por perder todo o contato.

Ao término da entrevista, Deonise ressaltou o carinho que nutre pela sua cidade natal e revelou que sempre que possível se identifica como “gaúcha de Santa Rosa”.

- “Sei que estive sempre longe de todos vocês, mas quero que saibam que o meu amor pela minha terra sempre existiu. Tenho muito orgulho de dizer a todos pelo mundo que sou uma Gaúcha de Santa Rosa. Quero poder levar todos vocês junto comigo ao lugar mais alto do pódio no próximo mundial e na Olimpíada. Cada vitória minha também é de vocês” – finalizou.


>> Acesse o site da atleta: www.deonise.com

>> FACEBOOK: www.facebook.com/deonisecavaleiro

<> Matéria publicada na edição impressa da Revista Afinal nº 42 / Out.2013.

Confira a revista online aqui: http://issuu.com/gersonrodrigues/docs/afinal__42_


Dia Nacional do Livro

Bienal Internacional de Curitiba tem instalação interativa na Biblioteca Pública do Paraná no Dia Nacional do Livro


O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) pretende atrair um grande público, já que além de sua extensa coleção de publicações, conta com uma instalação interativa inspirada na literatura.

A obra “Reler”, da premiada artista Raquel Kogan, faz parte da Bienal Internacional de Curitiba 2013 e é composta por 24 livros aparentemente iguais entre si. Eles se diferenciam por um número dourado e devem ser ouvidos, não lidos. O som remete a trechos de textos selecionados por 24 pessoas, que também são responsáveis por imprimir ali conteúdo e voz. Quem abre um desses livros, tem o rosto iluminado por um led enquanto o som é reproduzido.

Por exemplo, Antonio Abujamra escolheu um trecho do livro “A tabacaria”, de Fernando Pessoa; Ayrton Luiz de Campos Bicudo escolheu “A chave do tamanho”, de Monteiro Lobato e Filipe Leite escolheu a “Cozinha confidencial”, de Anthony Bourdain.

Raquel Kogan foi selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte e Tecnologia duas vezes. Em 2002, dentro do recorte Transmídia, com a seleção de sua obra “Reflexão #3” e em 2006, na carteira de apoio à produção de obras do mesmo programa com a obra “Reler”, agora em exposição na BPP. Formada em arquitetura (Mackenzie), já expôs no México, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal e ganhou o Prêmio Aquisição da Fundação Rômulo Maiorama (Pará, 2000) e Menção Honrosa no 6° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná
Data: 31 de agosto a 1° de dezembro de 2013
Horário de visitação: 8h30 às 20h (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 13h (sábado)
Local: Rua Cândido Lopes, 133 I Centro
Tel.: (41) 3221-4900 e 3225-6883
Ingresso: Gratuito

Imagens: http://www.mediafire.com/sorttiesolcriativas





sábado, 26 de outubro de 2013

Danúbio Gonçalves expõe na capital gaúcha

Danúbio Gonçalves e o santa-rosense Arnaldo
Buss, na Galeria Duque.
Aos 88 anos, Danúbio Gonçalves, natural de Bagé, um dos maiores ícones vivos e em atividade nas artes plásticas do Rio Grande do Sul irá realizar uma grande exposição na Galeria Espaço Cultural Duque, onde mostrará seus desenhos, pinturas, gravuras e colagens demonstrando que o artista continua produzindo provocado por sua criatividade e ousadia na liberdade de estilos.

Danúbio A Glória do pincel tem a curadoria de Wagner Patta, que selecionou obras das mais diversas fases do artista, reconhecido como mestre da gravura, um “artesão paciencioso”, como afirmava Érico Veríssimo. Diversas pinturas foram selecionadas, como algumas da reconhecida série Balonismo, muitos desenhos e outras técnicas que tem como tema o erotismo, frequente em sua obra, assim como os desenhos e gravuras que registram as últimas charqueadas.
Danúbio também é reconhecido por sua obra pública como murais pintados e seus mosaicos, como o que se encontra em frente ao Mercado Público de Porto Alegre intitulado “Memorial da Epopeia Rio-Grandense Missioneira e Farroupilha”, de 31X3m, e o da Igreja São Sebastião, também na capital gaúcha. É um mestre da gravura, um “artesão paciencioso”, como afirmava Érico Veríssimo.

A exposição
A exposição está dividida em três segmentos aos quais mostram diversas características distintas possibilitando novas interpretações.
No primeiro andar da exposição é possível encontrar obras de Danúbio em diálogo com artistas que marcaram sua trajetória artística e influenciaram sua produção.
No segundo andar continuam as obras que influenciaram e dialogam com as obras de Danúbio e podemos apreciar, também, um conjunto de obras que foram trazidas do atelier do artista mostrando as principais características ao qual o artista conquistou sua glória e esplendor.
O visitante poderá encontrar no terceiro andar um conjunto de obras inéditas e mais ousadas, com materiais distintos, mostrando a produção recente, assim como teremos, pela 1ª vez, a cedência de duas obras de Danúbio, que foram adquiridas recentemente pelo MARGS. Este termo de empréstimo demonstra a importância da exposição na retrospectiva do artista e o grau de confiança que a Galeria conquistou no cenário do Estado do Rio Grande do Sul.

O artista:
Danúbio Gonçalves estudou com Cândido Portinari e frequentou em Paris a Academia Julian e fez contatos com Vasco Prado e Iberê Camargo. Foi um dos fundadores dos Clubes de Gravura em Bagé e em Porto Alegre. No Atelier Livre da Prefeitura, por mais de três décadas, contribuiu para a formação de gerações de jovens artistas ensinando, acima de tudo, sua paixão pelo ofício.

O curador
A Galeria, propôs uma curadoria ousada a Wagner Patta, que também atua na curadoria do MARGS, auxiliando os curadores em suas exposições. A exposição foi idealizada pela modelo Ledir Carvalho Krieger e não podemos deixar de agradecer todo o apoio fornecido pela Sandra Gonçalves.
“As obras estão distribuídas em justaposição criando diálogos que conduzem o visitante a conhecer aspectos da vida de Danúbio”, afirma Wagner Patta.

A Galeria
A Galeria Espaço Cultural Duque, localizada na Rua Duque de Caxias, 649 no Centro Histórico de Porto Alegre, com quatro andares e um acervo fantástico, com grandes nomes locais, nacionais e internacionais à disposição do público. Para que esta exposição acontecesse foi necessário restaurar diversas obras que estavam no Atelier do artista.
A prédio da galeria recentemente passou, também, por um restauro de sua estrutura externa e possui três andares expositivos e um café ao qual o público pode apreciar a arte com o maior conforto possível. A galeria também é totalmente climatizada, com acessibilidade universal e possui total segurança para acomodar as obras de Danúbio Gonçalves.

Exposição Danúbio – “A Glória do Pincel”
De 8 de outubro a 14 de dezembro
Na Galeria Espaço Cultural Duque (rua Duque de Caxias, 649)
De segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h
Entrada Franca

Galeria Espaço Cultural Duque
Rua Duque de Caxias, 649
Centro Histórico
Porto Alegre - RS
galeriadaduque@gmail.com
www.galeriaespacoculturalduque.com.br
51 3228 6900